Saeb

Educação acerta últimos preparativos para as avaliações do Saeb

Estão chegando as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e para garantir a tranquilidade dos estudantes da rede estadual no momento das avaliações, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), promoveu durante toda a semana uma série de visitas para a orientação dos alunos das unidades de ensino.

“Nessa semana, em especial, todas as nossas equipes de assessores pedagógicos, tanto aqui da secretaria, em Rio Branco, quanto dos núcleos do interior, estão dentro das escolas fazendo a sensibilização para o Saeb. Eles estão em contato direto com os alunos, explicando qual é a importância, qual é o significado, levando atividades para que os alunos reflitam e entendam o que é a prova e o que ela traz para a gente enquanto rede”, explicou a diretora de Ensino Denise Santos.

Visita à escola Senador Adalberto Sena Foto: Dayana Soares

O conjunto de avaliações que compõem o Saeb permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira. Os testes e questionários são aplicados de dois em dois anos e refletem os níveis de aprendizado dos estudantes. As informações obtidas nesse sistema mais as apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Durante as visitas, além da revisão por meio de atividades lúdicas dos conteúdos estudados até agora, os assessores pedagógicos conversaram com os alunos sobre a importância da participação deles nas avalições. “Para que eles entendam a importância de avaliação, de se empenharem, de não faltarem, de fazer com atenção, de fazer a leitura, pois às vezes eles acham que não tem importância, saem marcando aleatoriamente e isso não vai expressar o resultado verdadeiro”, explica a assessora pedagógica Renata Carolina.

Além de revisões, os estudantes também receberam orientações acerca das avaliações Foto: Dayana Soares

Ainda segundo a diretora de Ensino, o trabalho de diagnóstico e resolução de fragilidades na rede vem sendo desenvolvido desde o início do ano letivo, quando a nova gestão assumiu a pasta. “A nossa primeira iniciativa foi pensar em identificar como nossos alunos estavam na rede. Não medimos esforços para a realização da avaliação diagnóstica inicial. E a partir desses resultados nós desenvolvemos uma série de ações de reforço, envio de atividades para os núcleos e de orientações para as escolas”, contou.

As avaliações serão aplicadas entre os dias 21 de outubro e 01 de novembro. Para a estudante Raissa Oliveira do nono ano da escola Senador Adalberto Sena que sonha cursor medicina, as provas são também uma oportunidade de medir os seus conhecimentos. “Eu estou estudando e vou fazer o máximo para tirar uma nota alta”.