Dois novos bafômetros para o Vale do Juruá

Acidentes fatais na região diminuíram desde a entrada em vigor da Lei Seca

bafometro_04.jpg

Novos bafômetros reforçam fiscalização da polícia de trânsito (Foto: Onofre Brito/Secom)

Até agora, o pelotão de trânsito de Cruzeiro do Sul contava com três bafômetros, que atendiam também as necessidades de Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Nesta semana, o policiamento do trânsito recebeu um reforço de dois novos bafômetros, o que vai permitir a intensificação da fiscalização em cima de motoristas que transgridem a lei seca. Um dos equipamentos será entregue para uso em Mâncio Lima e o outro para Rodrigues Alves.

Segundo o Coronel Aires, Comandante da Segunda Regional de Policiamento Ostensivo, com a chegada de dois novos bafômetros o trabalho de fiscalização poderá ser intensificado. E ele faz um alerta: os bafômetros não são utilizados apenas em motoristas envolvidos em acidentes, mas também nas blitzen, especialmente naqueles motoristas que exalarem odor de bebida alcoólica ou que apresentem sinais visíveis de embriaguez. Segundo Aires, com os novos bafômetros todas as viaturas do pelotão ficarão equipadas.

O gerente da 1ª Ciretran, Valdeci Dantas, comemora mais um fim de semana sem acidentes no Vale do Juruá, o que vem acontecendo com regularidade nos últimos meses. Para Valdeci, a lei seca tem tudo a ver com a diminuição dos acidentes na região e exemplifica: em 2008, até agosto, já haviam sido computadas seis mortes no trânsito; neste ano de 2009 até agosto ocorreram duas mortes em acidentes.

Isso aconteceu mesmo com o aumento expressivo da frota circulante na região, pois, conforme informa Valdeci, a Ciretran licencia 170 veículos por mês entre carros e motos. Ele acredita que com dois novos bafômetros, a fiscalização do trânsito vai ficar mais eficiente.

Como se sabe, desde a entrada em vigor da lei seca, há pouco mais de um ano, a tolerância para com a quantidade de álcool ingerido ficou mais rígida tornando ilegal dirigir com concentração a partir de dois decigramas de álcool por litro de sangue ou a partir de 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro. Quem descumprir a lei, a punição prevista é suspensão da carteira de habilitação por um ano, além de multa de R$ 955 e retenção do veículo. Acima de 0,3 mg/l de álcool no ar expelido (ou 6 dg por litro de sangue), a punição inclui também a detenção do motorista (de seis meses a três anos).

Capacitação e educação no trânsito

bafometro_03.jpg

Governo também investe na educação de trânsito desde cedo (Foto: Onofre Brito/Secom)

O investimento do Governo do Estado na segurança do trânsito também abrange a qualificação dos agentes de policiamento de trânsito. Seis deles participaram recentemente em Rio Branco de em curso sobre gestão de trânsito. Entre eles o sargento Orlando Rocha que elogiou a oportunidade de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos em Cruzeiro do Sul.

Em 2008, ocorreram, no Vale do Juruá, 459 acidentes que causaram 13 mortes e ferimentos em 321 pessoas, números exagerados em relação aos veículos circulantes. O gerente da Ciretran aposta na educação no trânsito para tornar os índices de acidentes mais aceitáveis e há cinco anos executa programa de educação no trânsito envolvendo todas as escolas da cidade.

No momento, o órgão está executando outro projeto denominado ‘Falando de trânsito no bairro’, no qual, em parceria com as ações de moradores, procura dar noções de trânsito aos jovens e crianças dos bairros, principalmente aquelas que costumam brincar nas ruas, jogar futebol nos terrenos baldios e etc. O primeiro bairro contemplado com atividade do programa foi o Telégrafo; os próximos serão o bairro da Várzea e o bairro São José.