14 de junho

Doadores são homenageados pelo Hemoacre

Um dia dedicado às pessoas que reservam um momento da sua rotina para salvar outras vidas. Assim pode ser definido o 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue. Para reconhecer a importância e homenagear os doadores de Rio Branco, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) preparou uma programação especial.

Vitor é doador de sangue há seis anos Foto: Marcos Vicentti/Secom

O estagiário Vitor Souza, 24 anos, foi um dos homenageados nesta sexta-feira. Ele conta que aos seis meses de idade teve uma pneumonia e precisou ficar internado. O tratamento incluiu a necessidade de receber bolsas de sangue. Mais tarde, em uma das conversas com a mãe, ela relatou esse fato ao jovem. Assim que fez 18 anos, ele procurou o Hemoacre e se tornou um doador de sangue, plaquetas e medula.

“Assim como eu precisei quando era bebê outras pessoas precisam diariamente. O ato de uma pessoa pode salvar a vida de outras e isso é muito importante”, disse.

Outro doador homenageado foi o agente de Polícia Civil Lincon Alves. Ele conta que é doador desde 1994 quando serviu o Exército. Desde então doa sempre que precisam. “Nos últimos anos, me tornei também doador de plaquetas. A necessidade é grande e o pessoal do Hemoacre me liga sempre que necessário. O principal motivo é ajudar ao próximo”.

O material coletado no Hemoacre abastece as unidades de saúde do Acre. Para se ter uma ideia da importância de manter o estoque regulado, apenas na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), doze crianças em tratamento necessitam de plaquetas diariamente. Este tipo de insumo só pode ser armazenado por cinco dias.

“Nosso trabalho de sensibilização deve ser constante, dependemos do humanismo das pessoas. A base de muitos atendimentos das unidades de saúde depende do trabalho do Hemoacre”, destacou o enfermeiro responsável pela captação, André Santos.

Gerente agradece equipe que atua na captação e também os doadores de sangue Foto: Marcos Vicentti/Secom

Nos últimos cinco meses, 4.399 pessoas se dispuseram a doar sangue no Hemoacre. Uma média de 30 por dia. Em razão da demanda e da possibilidade de ocorrer uma tragédia, o ideal seria que pelo menos 45 pessoas procurassem o centro diariamente.

De acordo com a gerente do Hemoacre, Josiane Bezerra de Oliveira, este é um momento de gratidão, um dia para homenagear os doadores. “Vocês são essenciais. Hoje queremos homenageá-los e reforçar nosso pedido para que vocês continuem nos auxiliando nesse processo de salvar vidas”, disse a gerente.

Além do trabalho realizado na sede do Hemoacre, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2787 no Bosque, os interessados podem se programar para doar durante as coletas externas feitas em parceria com prefeituras, universidades e empresas.