Doação de órgãos: uma decisão difícil, mas gratificante

Luiz Carlos Gomes foi vítima de acidente de trânsito no último domingo, 9. Ele permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) até esta quinta-feira, 13, quando faleceu. Após entrar em consenso com toda a família, dois dos irmãos da vítima decidiram doar fígado, rins e córneas.

“Hoje são eles, amanhã pode ser eu que precise de uma doação”, disse José Gomes ( Foto:Luciano Pontes/Secom)
“Hoje são eles, amanhã pode ser eu que precise de uma doação”, disse José Gomes (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Procurado pela equipe da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO/Acre), José Luiz Gomes conta que a decisão não foi tão fácil. “Alguns parentes deram a ideia de doar os órgãos, enquanto outros foram contra. Mas depois de muita conversa, a gente chegou a uma decisão. Alguma coisa tocou meu coração e me dizia que isso era o certo a fazer”, conta.

Para Gomes, a é gratificante a sensação de saber que outras pessoas poderão ter a saúde restabelecida por meio da sua decisão de doar os órgãos do irmão. “Meu irmão se foi, mas, por causa dele, três ou mais pessoas poderão viver mais um pouco. Isso me faz sentir muito bem, mesmo com a dor da perda”, acrescenta, emocionado.

A irmã Francisca Luíza Gomes foi contra a doação no início. “Eu queria meu irmão intacto. Mas parei para pensar e pedi que Deus tocasse meu coração se eu estivesse errada. E ele tocou mesmo. Então mudei de ideia, e acho que foi a melhor decisão que tomei na vida”, admite.

Pela primeira vez três transplantes são realizados ao mesmo tempo na capital

Ela finaliza seu depoimento pedindo que as pessoas que tiverem a oportunidade de doar seus órgãos ou de um ente querido morto não hesitem em tomar essa decisão. “Não conheço as pessoas que vão receber os órgãos do meu irmão, mas sei que eles ficarão muito felizes, e isso me faz feliz também. Fiz de coração, e sei que minha recompensa vem de Deus.”

Cinco pessoas serão beneficiadas com as doações. Na noite dessa quinta-feira, 13, três pacientes foram encaminhados para receber fígado e rins, por meio de procedimentos cirúrgicos simultâneos. As córneas irão para mais duas pessoas em até sete dias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter