Discípulo de Dalai Lama ministra palestra em Rio Branco

Encontro será nesta sexta-feira, às 20 horas, na Usina de Arte João Donato

A Usina de Arte João Donato recebe nesta sexta-feira, 19, Dzongsar Khyentse Rinpoche, lama do Budismo Tibetano que proferirá uma palestra sobre O Caminho do Buddha. O evento acontece no teatro da Usina às 20 horas. Ele também é escritor e diretor de cinema e já dirigiu os filmes The Cup e Travellers and Magicians.

Rinpoche, conhecido como Khyentse Norbu, nasceu no Butão em 1961 e foi reconhecido por S.S. Sakya Trizin como a terceira reencarnação de Jamyang Khyentse Wangpo, fundador da linhagem Khyentse, e como a reencarnação direta de Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö. É um proeminente tulku (lama reencarnado) associado ao Mosteiro Dzongsar, em Derge, Tibete Oriental.

Recebeu iniciações e ensinamentos dos grandes lamas de sua época, incluindo Sua Santidade o Dalai Lama. Por pertencer à tradição Khyentse, que é não-sectária (Rime), recebeu ensinamentos de mestres das quatro principais escolas do budismo tibetano. Mais tarde, ingressou na Escola de Estudos Orientais e Africanos de Londres.

Desde muito jovem trabalha ativamente pela preservação dos ensinamentos budistas no mundo inteiro, sendo conhecido pela profundidade de seus conhecimentos, pelo colorido da sua expressão e por sua irreverência. Suas atividades incluem o estabelecimento de centros do Dharma na Austrália, Estados Unidos e Extremo Oriente, apoio a praticantes, publicação de livros e ensinamentos em todo o mundo.

Em 1989, Dzongsar Khyentse Rinpoche fundou o Siddharta’s Intent, associação budista internacional de centros sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a preservação dos ensinamentos budistas, bem como a ampliação da compreensão dos muitos aspectos do Buddhadharma, além dos limites das culturas e tradições. Em 2001, Rinpoche fundou a Khyentse Foundation, organização não-lucrativa, com o objetivo de patrocinar instituições e indivíduos engajados na prática e no estudo da sabedoria e da compaixão do Senhor Buddha.