Diretores comentam propostas para as escolas

Um diretor de cada regional recebeu sua portaria referente a nova função (Foto: Mardilson Gomes/SEE)
Um diretor de cada regional recebeu sua portaria referente à nova função (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

“Se trabalharmos bem com nossos alunos, com certeza eles terão um futuro digno. A educação de qualidade é a nossa maior meta”, diz Deusimar Dankar, gestora reeleita na Escola Estadual José Sales de Araújo.

Os 545 diretores escolares foram empossados no último dia 3 e reafirmaram o compromisso com a rede pública estadual. A partir de agora, tem início o mandato de quatro anos em que devem ser executados os planejamentos escolares.

Maria Antônia Vieira continua na direção da Escola Estadual Belo Porvir, de Epitaciolândia. “Estou nos meus últimos anos de trabalho, porque me aproximo da aposentaria. Quero dar retorno para a sociedade do que ela investiu em mim”, declara.

Esta unidade escolar funciona há apenas dois anos e sete meses, atendendo cerca de 850 alunos. “O mais importante da primeira gestão foi o resgate de valores e a construção de cultura. Foram vários projetos desenvolvidos que apoiaram nossos estudantes, trabalho que deve ser potencializado”, ressalta.

Um dos resultados de sucesso da diretora Francisca Márcia Holanda na Escola Estadual Veiga Cabral, de Senador Guiomard, foi zerar o índice de evasão.

“Tínhamos cerca de 15% de alunos nessa situação. Então fizemos visitas domiciliares, reforçamos o contato com as famílias e envolvemos toda a equipe. Recebemos também o apoio do Conselho Tutelar e conseguimos mudar essa realidade”, analisou.

O secretário da pasta, Marco Brandão, ressalta que as escolas são espaços de construção da cidadania: “Todos somos referências em nossas comunidades. A escola é um braço do poder público em sua localidade. Então todos temos a mesma missão de trabalhar pela melhoria da qualidade de vida dos cidadãos acreanos”.