Direitos da criança e adolescente são discutidos em seminário de conselheiros tutelares

 

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) participou nesta terça-feira, 11, do segundo Seminário Estadual para Conselheiros Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Sistema de Garantia de Direitos no Estado.

Com o tema “O Conselho Tutelar e os Desafios de se trabalhar em rede”, o segundo seminário realizado pela Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Acre (Ascontac) tem o objetivo de fomentar e discutir práticas de fortalecimento dos trabalhos em defesa dos Direitos da Infância e Juventude.

“Quando o conselheiro tem um amplo conhecimento do que ele está realizando, ele vai prestar um bom atendimento, um bom encaminhamento, por isso a importância de participarem dessa formação continuada. Juntos somos mais fortes e avançaremos cada vez mais”, disse a presidente da Ascontac, Lucinaria de Carvalho.

A defensora-geral Roberta Caminha Melo destaca que, além da troca de conhecimento e aprendizagem, o seminário é essencial para o fortalecimento nos trabalhos.

Participação da Defensoria Pública no II Seminário de Conselheiros Tutelares, realizado em Rio Branco (Foto: Felícia Nascimento)

“A Defensoria Pública possui como um dos objetivos primordiais, a promoção dos direitos humanos. Por essa razão, muitas de nossas demandas se aproximam com as vivenciadas pela rede. Acredito que este debate tem muito a nos acrescentar, e a nossa instituição está à inteira disposição para trabalharmos em parceria para o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes”, disse.

Na oportunidade, o defensor Renato Castelo de Oliveira ministrou a palestra “Defensoria Pública e o Conselho Tutelar”, que relata o papel da instituição na atuação e parceria com o Conselho Tutelar.

A palestra “Defensoria Pública e o Conselho Tutelar” foi ministrada pelo defensor Renato Castelo (Foto: Felícia Nascimento)

“A Defensoria pode atuar em diversos momentos junto ao conselho tutelar. Fortalecer essa rede de defesa dos direitos de crianças e adolescentes, é um desafio, é algo que tem que ser pensado, planejado, é o nosso objetivo”, disse o defensor.

O evento, composto por palestras e debates, vai até esta quinta-feira, 13, no auditório do Ministério Público do Acre (MPAC), na Galeria Cunha.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter