Diplomata japonês visita o Acre

Yasunori Takenaka veio conhecer as políticas ambientais de governo e a gestão das unidades de preservação ambiental

dsc_0023.jpg

Diplomata japonês passa a técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente sua mpressão sobre a reserva extrativista Cazumbá-Iracema em primeira visita ao Acre (Foto: Angela Peres/Secom)

Conhecer a gestão das áreas de preservação ambiental e a política de meio ambiente desenvolvida no Estado. Este objetivo trouxe ao Acre o diplomata encarregado de assuntos ambientais da Embaixada do Japão em Brasília, Yasunori Takenaka. Ele visitou esta semana a Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira, e hoje se reuniu com técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) para finalizar sua visita ao Estado.

Yasunori disse que conhecia o conceito de reserva extrativista, mas nunca havia estado numa. "Tive a oportunidade de conviver com várias pessoas da comunidade e percebi que elas têm um alto nível de consciência ambiental, da importância da preservação da floresta. Me chamou atenção o fato delas não estarem ali fazendo ações de preservação por pressão de políticos ou órgãos de meio ambiente, mas pelo bem da preservação da vida", disse Yasunori, através do intérprete Jimmy Yamamura.

Segundo o diplomata, o Japão tem áreas de preservação ambiental e o uso sustentável da floresta já é uma realidade. "Este uso sustentável vem sendo promovido desde épocas remotas, mas hoje algumas parcelas da população não respeitam mais isso e viemos aqui em busca de alternativas", comentou Yasunori.

Segundo Eugênio Pantoja, assessor técnico do gabinete da Sema, durante a reunião foram apresentadas as políticas públicas estaduais de preservação ambiental, entre elas o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e a política de valorização do ativo ambiental.