Dia Nacional dos Quadrinhos

Meme_DNQ

Quem tem perfil no Facebook já está familiarizado quando alguém utiliza o termo “meme”. E o que é isso? Trata-se de qualquer coisa que faça sucesso na internet. Qualquer coisa mesmo! Pode ser um desenho mal feito, uma frase, uma imagem, um vídeo e até mesmo pessoas ou animais. Mas há diferenças. Se você faz uma tirinha naquele programa básico do seu sistema operacional, esse desenho vai ser apenas um desenho. Mas se outras pessoas começam a curtir e compartilhar esse trabalho… pronto! Mais um meme acaba de nascer.

Seria a evolução no modus operandi de criação de um quadrinho? Talvez. A certeza é que esse método é mais democrático e chama a atenção. Para Ítalo Rocha, cineasta e arte-educador, inicialmente o traço e depois o argumento são os atrativos que o fizeram se aproximar das famosas histórias em quadrinhos, as HQ’s. “Eu venho de uma geração que começou a ler histórias sobre super-heróis, então o gênero que costumo ler acaba sendo mais ação e aventura. Também gosto de tirinhas, algo no estilo Calvin e Haroldo”.

Ele é  um dos poucos acreanos que sabia que o Dia Nacional dos Quadrinhos é  comemorado em 30 de janeiro. Poucos sabiam, mas mesmo assim há sempre muita gente no espaço da Biblioteca Pública Estadual que é destinado para esse gênero. “Para mim, o Dia Nacional dos Quadrinhos é todo dia. É sempre uma boa leitura”, argumenta Ítalo. Cerca de 300 pessoas passam por essa seção na época das férias. Já durante o ano letivo esse número dobra, em maio do ano passado foram 696 visitas.

“Atualmente o acervo da parte HQ é composto por uma média de 200 títulos de escritores nacionais e também de fora do país. A maioria são de autores estrangeiros porque é também o que o público mais gosta de ler”, explica Antônio Ballalai, assessor técnico da biblioteca.

O estudante Ronam Jhons se enquadra exatamente naquilo que Ballalai disse. Pergunto o que ele está lendo e a resposta é “Asterix e Obelix”, uma série de histórias em quadrinhos criada pelos franceses Albert Uderzo e René Goscinny. Mas já o gosto da mãe do garoto foge da preferência da maioria. Para Katiane Oliveira, o paulistano André Vianco é o melhor escritor do Brasil. Sendo a leitora aplicada que é, mal termina um e já começa a procurar outro livro que chame a sua atenção. “O livro é o melhor amigo que você pode ter”, afirma a dona de casa.

A seção HQ foi entregue ao público na gestão do governador Binho Marques em dezembro de 2008. Mesma data em que a Biblioteca Pública foi reinaugurada depois de passar por uma restauração completa. O horário de serviço é de segunda a sábado das 8 às 21 horas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter