Dia Nacional do Gestor Escolar é comemorado no Acre

Líderes de uma instituição de ensino, os gestores também têm uma data só para eles: 12 de novembro é o Dia Nacional do Gestor Escolar. Todos os dias eles desempenham o importante papel de liderar as atividades da escola, administrar as finanças, orientar o trabalho dos funcionários e atender às demandas dos alunos e familiares para identificar e solucionar os problemas que afetam o acesso do aluno à escola, além de garantir a qualidade do ensino.

Thiago Alves do Vale, gestor do Colégio Acreano. Foto: Jorge William/SEE

Mais que assinar inúmeros documentos e controlar as finanças, ele precisa encontrar o equilíbrio entre os processos administrativos com as práticas pedagógicas. E é necessário que tudo isso esteja perfeitamente alinhado para garantir a principal missão de uma escola: oferecer um ensino de qualidade.

Ser gestor escolar é arte. Arte em ter consciência de estar sempre inovando, representando estratégias e ações. O gestor escolar deve ser ativo, sempre buscar soluções para os problemas da escola, garantindo assim, o bem-estar da comunidade escolar.

Marco Antonio Belo, gestor da Escola São Pedro I. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Relatos do gestor do Colégio Acreano

Com muita história para contar, Thiago Alves do Vale, gestor do Colégio Acreano, foi aluno, professor e em 2019 assumiu o cargo de gestor na escola.

Thiago ainda alcançou a gestão do professor Raimundo Gomes (Raimundo Louro, como era conhecido) quando foi aluno do Colégio Acreano e o descreve como referência em gestão escolar.

Formado em biologia pela Universidade Federal do Acre, também tem o curso de direito, mas a sua verdadeira paixão desde criança, é a educação e já trabalha há 18 anos no colégio.

Filho de inspetora de aluno, foi criado dentro da escola José Rodrigues Leite, onde sua mãe trabalhava, e se espelhou na diretora da época, Elmira Almeida que para ele também foi uma grande referência.

A Escola passou por uma grande reforma recentemente e teve o resgate histórico da cor marrom. Foto: Jorge William/SEE

“Ser gestor não é uma coisa fácil, você tem que ser administrador, professor, psicólogo, pai, mãe, aquele que acolhe e que às vezes precisa ser acolhido também. Tem dias que você se sobrecarrega, mas no outro dia tem que estar pleno para atender bem sua comunidade que precisa”, destacou Thiago.

O Colégio Acreano fará 90 nos no próximo ano e Thiago quando ainda era estudante, teve a intuição de que estaria na escola para comemorar o centenário. A Escola passou por uma grande reforma recentemente e teve o resgate histórico da cor marrom que foi muito comemorado pela comunidade escolar.

Experiências do gestor da Escola São Pedro I

O professor Marcos Antônio Belo, foi aluno, professor, pai de aluno, e hoje é gestor na Escola Rural São Pedro I, localizada no Polo Benfica, em Rio Branco.

A escola foi reconstruída em alvenaria e entregue à comunidade em agosto. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Marcos Belo é formado em Letras Português pela Universidade Federal do Acre e começou a trabalhar na escola em 2006 com turmas de EJA, com contrato de professor provisório.

O gestor conta, que estudou na Escola São Pedro I quando ainda era de paxiúba e madeira e quando não era mais aluno, construíram umas salas em alvenaria.

Trabalhou alguns anos na Escola Rural Ena Oliveira de Paula, como professor temporário, depois foi aprovado no concurso e trabalhou como professor, sendo nomeado depois como coordenador.

Imagem da escola antes de ser reconstruída. Foto: Arquivo

Em 2016, foi convidado a trabalhar na São Pedro I como coordenador de ensino. Em 2019 concorreu e está atuando como gestor na escola.

“Estou muito feliz agora por estamos em um prédio novo, belíssimo, que atende bem todos os alunos, professores e a parte administrativa. Contamos com o apoio dos pais, professores e de toda a comunidade escolar para realizarmos um bom trabalho”, concluiu o gestor.

A escola que antes era de madeira, existe há 40 anos, foi reconstruída em alvenaria e entregue à comunidade em agosto deste ano. Atende 470 alunos das turmas dos Ensinos Fundamental, Médio e EJA. possui um ônibus grande e um micro-ônibus para o transporte dos alunos. O quadro de professores está completo para todas as etapas de ensino.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter