Dia Nacional do farmacêutico é lembrado em 20 de janeiro

O farmacêutico tem papel importante na saúde pública (Foto: Luciano Pontes/Secom)
O farmacêutico tem papel importante na saúde pública (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Nesta terça-feira, 20,  é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico. Em alusão à data, o Conselho Nacional de Farmácia está veiculando na mídia e redes sociais, campanha sobre a importância desse profissional para a sociedade, com o slogan: “Farmácia sem farmacêutico é como incêndio sem bombeiro”.

Segundo Walédya Melo, farmacêutica da Divisão de Material Médico Hospitalar, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o farmacêutico é o profissional que estuda os remédios, cosméticos e alimentos industrializados para garantir a segurança e eficiência na produção e uso pelo consumidor, de acordo com as normas sanitárias vigentes. A área de atuação envolve a pesquisa, produção e distribuição de produtos, sendo impreterível o registro no Conselho Regional de Farmácia.

“A presença de farmacêutico nas unidades públicas de saúde, assim como nas farmácias, é fundamental para facilitar o desenvolvimento de assistência que incluam o compromisso ético com as políticas de medicamentos que atendam as reais necessidades do paciente”, explicou Walédya, lembrando que por lei é indispensável a presença de um farmacêutico nas farmácias e drogarias para o controle de insumos farmacêuticos e medicamentos.

Já em laboratórios de análises clínicas a função é pesquisar, registrar e realizar exames clínicos laboratoriais e toxicológicos para auxílio do diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, o profissional realiza a distribuição de medicamentos e prepara fórmulas personalizadas.

A atividade profissional no Brasil está sob a jurisdição do Conselho Federal de Farmácia que regulamenta com base na Lei 3.820, assinado pelo então presidente Juscelino Kubitschek em 11 de novembro de 1960.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter