Dia Mundial Sem Tabaco

 

O Programa Estadual de Tabagismo estará lançando no dia 31 de maio a campanha 2008, que este ano traz como tema: "Juventude livre do tabaco". O evento acontece na Concha Acústica, apartir das 16h, em comemoração ao Dia Mundial sem tabaco.

Mais informações:

Nos últimos anos, ações de controle do tabagismo no Brasil vêm conseguindo expressivas reduções na prevalência de fumantes na população adulta. No entanto, reduzir a experimentação entre crianças e adolescentes ainda representa um grande desafio no Brasil. O tabaco é a segunda droga mais consumida entre adolescentes e, junto com o consumo de bebidas alcoólicas, representa uma das portas de entrada para o consumo de drogas ilícitas.

Pesquisas recentes demonstram a grande vulnerabilidade do cérebro dos adolescentes à dependência ao tabaco, que tende a se instalar logo nos primeiros contatos com o cigarro. Cerca de 30% a 50% dos que experimentam se tornam dependentes e fumantes regulares. A cada dia, aproximadamente, 100 mil jovens começam a fumar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é uma doença pediátrica, pois 90% dos fumantes começam antes dos 19 anos, sendo que, a idade média de iniciação é de 15 anos.

 
LOCAL: Concha Acústica
HORÁRIO: 16 horas
DATA: 31/05/2008
CONTATO: Silene Nunes – Gerente do Programa Estadual de Tabagismo
TELEFONES: 3223.2883/9283.6226/9987.3655