Dia Internacional dos Direitos Humanos é lembrado neste sábado

Hoje faz 68 anos que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data de 10 de dezembro de 1948 como o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Na ocasião foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. No documento com 30 artigos, estão descritos os direitos básicos que garantem uma vida digna para todos os habitantes do mundo: liberdade, educação, saúde, cultura, informação, alimentação e moradia adequadas, respeito, não discriminação, entre outros.

Tantos anos se passaram e a reflexão que fica é: será que os direitos humanos são efetivos para todos? Para o secretário de Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, ainda há pouco a comemorar. “Existem milhões de pessoas no Brasil e no mundo, vítimas da exclusão, da desigualdade, da pobreza e da opressão nas suas mais diversas faces. Já caminhamos muito, mas ainda há muito fazer para realizar efetivamente os direitos humanos na vida de cada pessoa”, comentou o gestor.

Em Rio Branco a semana de comemorações alusivas à data foi marcada por palestras relacionadas ao tema, entrega do prêmio de direitos humanos para representantes de pessoa física e jurídica e uma caminhada no centro da cidade para encerrar as programações.