O profissional chave

Dia do Agente Comunitário de Saúde é comemorado nesta sexta

Hoje, 4 de outubro, é lembrado o Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS). O profissional integra a equipe multidisciplinar nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de prevenção de doenças, promoção de saúde e ações educativas, diretamente na comunidade. No Acre, mais de 1600 ACS atuam nas microrregiões das unidades de saúde, tendo cobertura de 90,56% em todo o estado.

É o agente comunitário que faz visitas domiciliares verificando condições sociais e de saúde das famílias. Ele também promove palestras sobre assuntos como hipertensão e diabetes e mobiliza a população. Além de oferecer às famílias dicas de autocuidado.

“Para o Programa de Estratégia de Saúde da Família, o ACS é o ponto chave. É ele quem faz a roda girar. É quem acompanha os pacientes, agenda consultas para quem precisa, ajuda que necessita de medicação e acompanhamento médico diário. O ACS é um agente de promoção à saúde”, afirma Wendell Braga Silva, assessor técnico do Departamento de Atenção Primária – Dape.

Agente comunitário de saúde é peça-chave na atenção básica. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília.

Segundo a secretária estadual de Saúde, Mônica Kanaan, o ACS exerce função de extrema importância na rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“São os ACS que estão dentro das casas investigando, orientando, encaminhando o usuário e fazendo a saúde acontecer. Quanto melhor o agente trabalha, quanto mais pessoas são cuidadas por ele, menor será o número de pessoas internadas no Pronto-Socorro. É uma profissão nobre e que deve ser valorizada. Vamos fazer o SUS acontecer no nosso Estado. Parabéns pelo dia!”, ressalta a secretária.