Dia D de vacinação contra a gripe será realizado neste sábado

Vacina pode reduzir em até 45% dos casos de internação por pneumonia e 75% dos agravos da influenza (Foto: Arquivo/Sesacre)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O “Dia D” de vacinação contra a gripe influenza será realizada em todo o país neste sábado, 13. Em Rio Branco, a abertura será na Unidade de Saúde da Família Adalberto Aragão, a partir das 8h, e todos os centros de saúde do município estarão funcionando para oferecer a vacina das 7 às 13h.

Também serão instalados três postos de vacinação no Terminal Urbano, no centro da capital, e nos supermercados Araújo Mix e Atacadão. A campanha se estende até 26 de maio.

No Acre, a campanha foi antecipada pelo governo do Estado para o início de abril. A meta para este ano é imunizar 225.135 pessoas e alcançar a cobertura de 90% de cada grupo elegível. Para isso, foram disponibilizados 117 postos fixos de vacinação, 51 postos móveis, 671 profissionais – entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativos e de apoio – e 92 meios de transportes (carros, barcos, motos e outros).

Podem tomar a vacina idosos a partir de 60 anos, trabalhadores em saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores da rede pública, privada e de todos os níveis de ensino.

“A população deve estar consciente de que a vacina reduz a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, portanto é imprescindível buscar os postos de vacinação”, disse a gerente da Divisão de Imunização e Rede de Frio, Maria Auxiliadora de Holanda.

Pessoas com reação alérgica relacionada ao ovo de galinha e seus derivados e que apresentaram reações em doses anteriores não devem tomar a vacina. Caso apresente febre moderada ou grave, é recomendado não tomar.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter