Detran viabiliza acordo com prefeitura para que ‘pampeiros’ voltem a atuar

O governo do Estado do Acre e o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran), em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul viabilizaram a isenção da taxa  cobrada pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), para que os ‘pampeiros’ exerçam suas atividades.

A deliberação foi possível em uma reunião realizada na quarta-feira, 13, com representantes da categoria no município de Cruzeiro do Sul. Os ‘Pampeiros’, como são conhecidos, são motoristas de transporte de cargas pequenas, e estavam sem poder renovar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), por falta de condições para o pagamento da taxa exigida.

Representantes do Detran e do Sindicado dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Carga de Cruzeiro do Sul (Renato Beiruth/Detran)

“Desde que assumimos a gestão fomos procurados pelo sindicato dessa categoria. O encargo cobrado pela ANTT é elevado, e não se encaixa dentro da realidade vivida por eles, esse acordo vai possibilitar que essas pessoas continuem trabalhando”, afirmou o diretor de operações do Detran, Isaías Brito.

O acordo foi possível, pois os ‘pampeiros’ atuam apenas dentro do município, não realizam atividades que exijam liberação da ANTT.

Para o presidente do Sindicado dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Carga (Sintrac-CZS), Ademar Barbosa, essa é uma conquista para categoria. “Estamos felizes e agradecidos com essa liberação, não tínhamos condições de pagar, agora vamos voltar a trabalhar e sustentar nossas famílias”, comemora.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter