Detran realiza ações para a educação de futuros condutores

Projeto teve início em escolas da rede pública de ensino

foto01abr11.jpg
 

foto02abr11.jpg

Além da peça de teatro, o que mais chamou a atenção das crianças foi a minipista com triciclos (Fotos: Assessoria Detran)

Tiveram início na manhã de terça-feira, 29, na Escola Menino Jesus, as atividades desenvolvidas pelo Detran na área de educação, voltadas ao público infantil. A ação contou com atividades lúdicas, como teatro, palestra e minipista com triciclos, todos com foco na orientação de como se portar no trânsito.

A Escola Menino Jesus atende atualmente 395 alunos, distribuídos em sete turmas nos dois turnos. Para a diretora Roseni Moreira Calado, atividades como essa são importantes na educação das crianças por proporcionar o aprendizado das leis de trânsito e também noções de como se portar durante a travessia de ruas. “Ficamos muito orgulhosos de ter a equipe do Detran na nossa escola. Assim, nossas crianças aprendem a se livrar do perigo de acidentes”, afirmou.

Além da peça de teatro, o que mais chamou a atenção das crianças foi a minipista com triciclos. Toda sinalizada, ela inovou e trouxe ao público mirim um semáforo de verdade, no qual os alunos aprenderam a utilização da botoeira.

Atividades como essa também são executadas em todo o Estado. Para a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, o investimento que o governo faz na educação de trânsito será colhido daqui a aproximadamente 12 anos, quando esses alunos estarão dirigindo. “Estamos trabalhando os futuros condutores e esperamos cumprir a meta de atender seis escolas por semana”, complementa.

A gerente de Educação de Trânsito, Roberta Cavaleiro, salienta que a receptividade junto às crianças é grande, pois é um momento em que elas deixam o ambiente da sala de aula e só em estarem dirigindo os triciclos, sentem-se verdadeiros condutores.

Ao fim das atividades, foram distribuídos blocos de minimultas que são utilizados pela meninada na fiscalização do comportamento dos pais, tios e avós durante o uso de vias públicas. “Vocês serão os guardas de trânsito mirins. Assim, estarão contribuindo para que tenhamos um trânsito mais seguro no Estado do Acre”, finaliza Sawana Carvalho.

Também estiveram presentes o diretor administrativo e financeiro, Gabriel Gelpke, o diretor de Operações, major Teles, representantes do Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Juizado de Trânsito e Secretaria de Estado de Segurança Pública. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter