Detran lança movimento Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo foi lançado na manhã desta quinta-feira, 8, no auditório da Biblioteca da Floresta. O programa tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para os índices de violência no trânsito, um dos principais motivos de mortes e feridos no mundo. Além disso, visa realizar ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil organizada, discutindo alternativas que garantam a segurança viária de pedestres e de motoristas.

O programa tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para os índices de violência no trânsito ( Foto: Assessoria Detran)
O programa tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para os índices de violência no trânsito ( Foto: Assessoria Detran)

No evento, idealizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a diretora-geral da autarquia, Sawana Carvalho, apresentou um balanço dos três anos de ações realizadas pela educação, fiscalização e engenharia de trânsito, que fazem parte da Década de Ação pela Segurança Viária.

Para ela, esse é o momento para os cidadãos refletirem mais profundamente sobre a questão do trânsito. “Estamos alertando a sociedade de que a gente precisa da participação de todos nas políticas públicas adotadas no Brasil para reduzir os acidentes de trânsito”, disse Sawana.

Segundo o secretário adjunto de Estado de Saúde, Irailton Lima, atualmente os atendimentos mais frequentes no sistema público de saúde estão relacionados a acidentes de trânsito. “Nossos maiores problemas estão relacionados ainda com acidentes de trânsito, particularmente com motociclistas, e ocorrem com maior frequência nos fins de semana, nos feriados e nos períodos de fim de mês”, explica.

O Maio Amarelo acompanha o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e de próstata. A campanha estimula promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seu deslocamento diário no trânsito.

Para encerrar o evento, a equipe de educadores de trânsito do Detran apresentou uma peça teatral falando sobre posturas no trânsito.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter