Até  o carnaval, órgão vai implantar semáforo de quatro tempos no centro da cidade

detran_4654064064.jpg
detran_25405454.jpg

Detran fará investimentos de aproximadamente 580 mil reais em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)

O Dentran iniciou nesta terça-feira, 22, em Cruzeiro do Sul, a revitalização das faixas de pedestres num dos pontos mais movimentados da cidade, localizado em frente à praça de táxis. Todas as faixas de pedestres da cidade serão repintadas, inclusive aquelas situadas em frente às escolas. A ação é resultado da programação feita na última visita da diretora do órgão, Sawana Carvalho, a Cruzeiro do Sul, no início do mês.

No início de março, segundo informação do gerente interino do Detran em Cruzeiro do Sul, Valdeci Dantas, vai começar o projeto de esclarecimento sobre o respeito que se deve ter às faixas de pedestres, tanto nas ruas quanto nas escolas. O órgão vai contratar mais educadores temporários para trabalhar nesse projeto.

O semáforo de quatro tempos, projetado para ser instalado na rotatória situada entre as praças de Táxi e a Praça do Centro Cultural, será instalado até  o carnaval. Ainda nesta terça-feira deve chegar de Rio Branco o técnico que fará os estudos finais para instalação do semáforo. O Detran planeja ainda instalar mais um semáforo na cidade, que será localizado em frente à AABB, no cruzamento da Avenida Mâncio Lima com a Rua Tarauacá.

Educação para o trânsito

Dantas informa que o governo do Estado quer intensificar a educação para o trânsito em Cruzeiro do Sul e para isso está contratando mais professoras. No ano passado, todos os programas de educação em Cruzeiro do Sul contaram com três professoras. Este ano serão seis. “Vamos dobrar nosso potencial”, ressalta Dantas.

Em Mâncio Lima, que também tem uma estrutura de Ciretran, o mesmo projeto de educação nas escolas vai ser efetivado permanentemente, com duas professoras. Segundo Sawana Carvalho, o governador Tião Viana determinou que a educação para o trânsito também seja levada, de forma itinerante, para os municípios de Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. “O governo tem sinalizado de forma positiva para que esse processo de educação atinja o maior número de pessoas”, disse.

O Detran vai fazer investimentos em Cruzeiro do Sul ainda no primeiro semestre deste ano. Serão investidos cerca de R$ 580 mil só na parte de engenharia, com a troca de toda a iluminação dos semáforos por lâmpadas de LED, de alta tecnologia. O custo de cada semáforo com quatro lâmpadas é de R$ 1.900. A troca possibilita melhorar a visibilidade principalmente no período diurno, quando há o reflexo da claridade do sol. Também serão implantadas lombadas em rodovias e em algumas ruas da cidade.