Dia Nacional do Ciclista

Detran faz orientações de segurança no Dia Nacional do Ciclista

O Dia Nacional do Ciclista é comemorado nesta segunda-feira, 19. A data foi instituída com o objetivo de promover uma reflexão sobre o respeito ao ciclista e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) parabeniza todos que utilizam a bicicleta como meio de transporte e de lazer, e faz um alerta: a segurança sempre deve vir em primeiro lugar, por isso quem deseja praticar o esporte deve ficar atento à revisão da bike, calibrar os pneus, conferir os freios e as marchas.

A data é uma forma de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte (foto: cedida)

A utilização dos equipamentos de segurança é algo indispensável, como capacete, luva e iluminação.  “O ciclista deve sempre se manter visível, justamente para evitar acidentes, a iluminação é muito importante para quem deseja pedalar a noite”, adverte a coordenadora de educação de trânsito, Cléia Machado.

Outra dica é escolher um percurso que já tenha familiaridade, leve consigo um kit  com água e algum alimento leve, como frutas.

Grupos de ciclistas buscam qualidade de vida

Em Rio Branco, existem vários grupos de pessoas se reúnem regulamente parar realizar pedaladas, um deles é a Equipe Capivara, que atualmente possui 300 membros.

Segundo Reginaldo Dantas, presidente do grupo, a equipe surgiu em 2016 e tem como objetivo buscar uma melhor qualidade de vida através da atividade física, fazer novas amizades e confraternizar.

Os Capivaras se reúnem três vezes por semana para realizar pedaladas até o aeroporto ou a outros municípios, tomam café da manhã ou fazem piqueniques. “É um esporte muito envolvente, além de promover um melhor seu condicionamento físico, permite que você converse com outras pessoas, faça novos amigos, proporciona facilidade de se comunicar”, afirma Dantas.