O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) se reuniu na manhã desta sexta-feira, 15, com representantes do Ministério Público, Polícia Militar e RBTrans – que compõem a Operação “ Cumprindo a Lei IV” –, para fazer um balanço das ações.
A operação, que é resultado do mapeamento de áreas e identificação de veículos, tem por objetivo fiscalizar o transporte irregular de passageiros em carros e motos em Rio Branco. O transporte clandestino de passageiros ocorre principalmente em bairros periféricos da capital e nas regiões da cidade onde não existem linhas de ônibus nem pontos de táxi e mototáxi.
A Operação “Cumprindo a Lei IV” é contínua e no primeiro mês foi realizada pela Ciatran. Neste mês, as ações foram coordenadas pelo Detran e no próximo tem a RBtrans como responsável. Durante a operação foram apreendidos 14 infratores, indiciados pelo exercício ilegal da profissão.
De acordo com coordenador da Fiscalização Integrada de Trânsito, Herbson Sousa, a operação visa, principalmente, garantir a segurança dos passageiros. “Além de trabalharmos na repressão à rática do transporte irregular de passageiros, nós também buscamos soluções para proporcionar alternativas seguras e legais de transporte à população”, afirmou.
A operação é responsável por materializar e conservar as ações de combate ao exercício irregular de condutores de veículos que realizam transporte remunerado e sem autorização de passageiros. Segundo a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, a operação tem obtido resultados positivos. “Já é possível notar nas ruas da capital a diminuição categórica desse tipo de transporte irregular de passageiros.”