Detran esclarece dúvidas aos futuros condutores

Orientações e atenção às leis garantem um trânsito mais seguro

fotocarroautoescola.jpg
fotobaliza.jpg

Detran esclarece dúvidas dos futuros condutores (Foto: Assessoria Detran)

Obter a Carteira Nacional de Habilitação demanda uma série de procedimentos realizados com o objetivo final de formar condutores aptos a ingressar no trânsito brasileiro, conhecer as leis e respeitá-las. No entanto, no decorrer desse processo que é realizado pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran), em parceria com os Centros de Formação de Condutores (CFC), não há como não haver eventuais dúvidas por parte dos alunos sobre como proceder em diversas situações, principalmente quando saem às ruas, com volante em mãos.

Uma das questões mais frequentes entre os pretensos condutores é o fato de poder transitar com o veículo acompanhado de outros passageiros, além do instrutor de trânsito, durante as aulas práticas de direção veicular. De acordo com o disposto no artigo 158 do Código de Trânsito Brasileiro, durante o período de aprendizagem, é autorizado ao aluno transportar somente uma pessoa dentro do automóvel, excetuando seu instrutor.

No entanto, no momento do exame prático de direção realizado pelo Detran, adota-se o previsto no artigo 14, § 2º, da Resolução 168/04, que diz que o candidato poderá estar acompanhado por no mínimo dois membros de uma comissão formada para esse teste. A partir disso, subentende-se, nas formas da lei, que em carro de passeio, por exemplo, podem ser ocupados quantos assentos forem necessários.  

“Os futuros condutores devem estar preparados para vivenciar situações do dia-a-dia no trânsito, como transportar passageiros. Quanto maior o número de incidentes possíveis, aplicados pelo Detran na forma da Resolução 168, mais bem estaremos preparando esses condutores”, disse o corregedor do Detran, Fábio Ferreira.

Ainda de acordo com Ferreira, no ato do exame prático, ao finalizar a carga horária de aulas de direção ministradas pela autoescola, subentende-se que o aluno está apto a conduzir veículos pelas vias e será submetido apenas a um exame para certificar essa aptidão.

Orientações para o teste prático de direção

Em primeiro lugar, não esqueça de estar com a licença de aprendizagem e a carteira de identidade, para entregar ao examinador. Em seguida, coloque o cinto de segurança e ajuste o banco em uma posição que possa proporcionar-lhe liberdade de movimento, para poder manejar os pedais e os comandos do veículo com facilidade.

Depois, verifique a posição dos espelhos retrovisores. Por fim, durante exame prático de direção, o candidato deverá executar várias manobras nas vias públicas, efetuando paradas, curvas à direita ou à esquerda, marcha à ré e baliza. Dessa maneira é preciso seguir com cautela o que foi ensinado durante o período de aprendizagem. A partir dessas orientações e tomando os devidos cuidados, você estará um passo adiante de conseguir uma boa avaliação no teste do Detran e de obter sua permissão para dirigir.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter