Detran encerra Semana de Trânsito com passeata no centro de Cruzeiro do Sul

Sindicatos, escolas, empresas e instituições entram na parceria por um trânsito mais humano

transito_c300911.jpg

Com uma passeata no centro de Cruzeiro do Sul, o Detran encerrou hoje a Semana Nacional de Trânsito (Foto: Flaviano Schneider)

Com uma passeata no centro de Cruzeiro do Sul, o Detran encerrou hoje a Semana Nacional de Trânsito. Cerca de 800 alunos de nove escolas, além de representantes de sindicatos e de empresas que colaboram com o Detran, saíram da Praça do Centro Cultural portando faixas com dizeres conclamando a paz no trânsito e fizeram a volta na Praça dos Táxis chamando a atenção e obtendo aprovação dos transeuntes, sempre muito numerosos no local.

A Semana Nacional de Trânsito ocorre todos os anos em todo o Brasil de 18 a 25 de setembro, mas em Cruzeiro do Sul as atividades se estenderam até hoje. Desde a abertura, a equipe de educadores da Ciretran local  fez várias visitas às escolas e instituições, palestras para os trabalhadores no sistema de transporte coletivo, palestras nas escolas de ensino médio Flodoardo Cabral e Craveiro Costa, além de atividades em Feijó e Tarauacá, Rodrigues Alves. Em Mâncio Lima também aconteceram muitas atividades no período, conduzidas pela Ciretran do município. Pela primeira vez, segundo Valdeci Dantas, gerente da Ciretran de Cruzeiro do Sul, as atividades abrangeram mais cidades do Vale do Juruá.

Cruzeiro do Sul sofre os efeitos do crescimento da cidade. Durante o período de verão estão sendo emplacados na cidade cerca de 200 veículos por mês, entre motos e carros. A frota da cidade já alcançou os 18 mil veículos e sua estruturação não acompanha o ritmo de entrada de novos veículos. Por esse motivo, o Detran, segundo Dantas, investe na educação para o trânsito para que no futuro tenhamos motoristas mais conscientes. Dantas destaca como fator positivo a adesão da sociedade às campanhas por um trânsito mais fraterno – inclusive duas empresas da cidade pagam educadoras, e as colocam à disposição da Ciretran. O Detran também investiu na educação, de maneira que hoje o quadro de educadores dobrou em relação ao ano passado.

Adriano Oliveira, presidente do Sindicato dos Taxistas: “A gente está na direção no dia-a-dia e vemos que a imprudência é muito grande. Por isso participamos da programação do Detran e chamamos a atenção de motoristas e pedestres, pois trânsito não é responsabilidade apenas do Detran ou da PM, mas de toda a sociedade.”   

Auxiliadora Sena, professora da Escola Barão do Rio Branco: “Nós estamos participando para que as crianças possam ter um conhecimento melhor do que é o trânsito na cidade. Nosso trânsito é muito violento, as pessoas não respeitam a faixa de pedestres.”

Nilo Correia, diretor da Escola São José: “As crianças e os jovens que estão hoje aqui serão os futuros motoristas e a gente espera que eles tenham uma postura muito diferente dos motoristas de hoje. A cidade é também muito acidentada e não contribui para que a gente tenha um trânsito seguro. E não adianta apenas sinalizar as ruas, é necessário que os motoristas tenham consciência de que eles estão lidando com a vida deles e de outras pessoas. O Detran está plantando para o futuro.”

Edvaldo Gomes, vereador: “A responsabilidade pelo trânsito é de toda a sociedade. Já  perdemos muitas vidas e é preciso que todos tenham consciência. Se cada um fizer sua parte, teremos um trânsito melhor.”

José Eudes, presidente do Sindicato dos Mototaxistas: “A melhor coisa que existe é trabalhar em parceria. Nós estamos juntos com o Detran; transportamos vidas humanas  e queremos um trânsito seguro.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter