Detran encerra Semana de Trânsito com muita música em Cruzeiro do Sul

 

Diretor-geral do Detran, Gemil Jr., participou da celebração e ainda cantou um hino (Foto: Onofre Brito)
Diretor-geral do Detran, Gemil Júnior, participou da celebração e ainda cantou um hino (Foto: Onofre Brito)

Com a presença de centenas de alunos na Praça do Memorial, foi encerrada na manhã de hoje em Cruzeiro do Sul a programação da Semana Nacional de Trânsito. O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Gemil de Abreu Júnior, prestigiou a celebração. Satisfeito com o ambiente festivo, durante as apresentações musicais ele se animou e cantou um hino.

Para o diretor, o resultado da semana teve um resultado positivo tanto na capital quanto no interior. Ele destacou o fato de que no ano passado, o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou R$ 42 bilhões com pessoas acidentadas, fora a dor provocada pela perda de milhares de vidas em acidentes.

Mas considera animador o fato de que no Acre os acidentes gerais diminuíram em 20%; os acidentes com vítimas não fatais foram reduzidos em 15% e os acidentes que resultaram em morte diminuíram 5%. “A conscientização tem que acontecer e que o condutor respeite mais o direito de ir e vir”, observou.

Escolas

O gerente da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Valdeci Dantas, destacou a participação da sociedade cruzeirense, particularmente as escolas de ensino fundamental e médio, que garantiram as apresentações durante toda a semana na Praça do Memorial.

“A batalha ainda é grande; neste ano perdemos sete vidas em Cruzeiro do Sul, mas nunca a sociedade esteve tão mobilizada pela conscientização”, disse.

A diretora da Escola Anselmo Maia, que todos os anos participa do evento, avaliou: “Temos a ajuda do Detran. Sua equipe de educação para o trânsito entra nas salas de aula para tornar os alunos mais conscientes. Mas sinto a necessidade de os pais participarem mais”.

A estudante do 2º ano do ensino médio da Escola Flodoardo Cabral, Natália Oliveira, cantou um belo hino no evento. Ela comentou: “Estou feliz por estar participando. Tem muita gente que não tem consciência no trânsito e queremos melhorar isto”.

O vereador Valdemir Neto disse que Cruzeiro do Sul está fazendo um pacto pela segurança e pela vida: “Nossa geração cometeu muitos erros e esta nova geração precisa dizer não aos acidentes” asseverou.