Detran comemora redução de acidentes de trânsito

Recente estatística realizada pelo Detran aponta uma redução significativa nos números de acidentes de trânsito em todo o Estado referente ao período de janeiro a agosto de 2011 e 2012. O resultado apresentado é parcial. Faz parte de um trabalho extensivo de educação e conscientização que o órgão vem realizando desde janeiro de 2011. O total de acidentes caiu 8,34% em relação ao mesmo período do ano passado – em agosto de 2011 foram 638 acidentes, e agora em 2012 o número reduziu para 559.

A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, atribui os bons resultados às ações desenvolvidas pela autarquia, mas também ao bom comportamento dos condutores, que, segundo ela, estão valorizando e respeitando mais a vida e o próximo.

Ela destaca ainda que somente em agosto entraram em circulação na capital acreana 1.620 novos veículos. “Estamos hoje com uma frota de 182.420. Desse total, 80% está concentrado em Rio Branco, ou seja, mais de 125 mil veículos, circulam nas ruas da capital diariamente”, frisa Sawana.

A diretora ressalta ainda que o número de vítimas mortas em decorrência de acidentes de trânsito também apresentou uma boa redução, se comparada ao mesmo período de ano passado. O decréscimo foi de 31, 73%. “Se levarmos em consideração que o que mais mata no trânsito são a velocidade e o álcool, e que tivemos uma boa redução no número de mortes, chegamos à conclusão de que a população, além de aceitar as ações do Detran, também está cooperando para que tenhamos um trânsito mais seguro”, concluiu.

Em setembro do ano passado o Acre aderiu ao pacto firmado pela Organização das Nações Unidas (ONU) intitulado Década de Ação pela Segurança Viária. O objetivo é reduzir, em dez anos, o número de acidentes em até 50% em todo o mundo. A coordenadora de educação de trânsito do órgão, Geny Polanco, lembra que ano passado o tema trabalhado foi o respeito às faixas de travessia; este ano, será a velocidade.

A coordenadora explica que os projetos são desenvolvidos depois do lançamento da Semana Nacional de Trânsito, realizada sempre em setembro. “Não exceda a velocidade, preserve a vida. Com esse lema iremos trabalhar a conscientização dos condutores no que se refere à importância do respeito ao limite de velocidade estabelecido nas vias”, esclareceu.

“Nossa meta era chegar ao fim do ano com uma redução de 2%. Ainda estamos em setembro e já conseguimos reduzir para 8,34% em todo o Estado e 9,19% em Rio Branco. Agora queremos reduzir também o número de acidentes com motociclistas, que atualmente estão envolvidos em 44% dos casos”, avaliou Sawana Carvalho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter