Detran colabora com campanha do Hemoacre para captar doadores de sangue

Pessoas foram orientadas sobre a importância de doar sangue (Foto: Assessoria Detran)
Pessoas foram orientadas sobre a importância de doar sangue (Foto: Alexandro Lima)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) firmou parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) para auxiliar na divulgação da campanha de doação de sangue, uma vez que o órgão se encontra com baixo estoque. Uma equipe de 15 educadores de trânsito realizou, na tarde da ultima quinta-feira, 20, e durante todo o dia de hoje, 21, no Terminal Urbano, uma atividade para fortalecer as ações de captação na busca de novos doadores.

“Temos como meta coletar a partir da semana que vem cerca de 60 bolsas de sangue diariamente, somando 300 para manter um estoque, pois no período carnavalesco os hospitais trabalham de forma intensa e necessitam de sangue fazer cirurgias. Esperamos contar com o apoio da população”, explicou Marlice Aquino, gerente de captação do Hemoacre.

Segundo a educadora de trânsito Siomara Catter, a participação do Detran visa atrair doadores e reforçar a sensibilização da sociedade para que contribuam com a doação de sangue. “Como nem sempre é possível atingir a tão almejada harmonia no trânsito, estamos apoiando esta ação, uma vez que há uma grande demanda de sangue nas Unidades hospitalares por conta das vítimas de acidentes de trânsito, principalmente na capital”, ressaltou.

Durante a atividade foram distribuídos folhetos educativos e informativos para os usuários do terminal urbano.

Para doar sangue é preciso:

– Ter entre 18 e 65 anos;

– Pesar acima de 50 Kg;

– Não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, nem fumado pelo menos duas horas antes do ato voluntário;

– Não estar em jejum;

– Ser saudável.

Não podem doar:

– Pessoas que tiveram hepatite após 10 anos de idade;

– Mulheres grávidas ou amamentando;

– Pessoas que tiveram doença de chagas;

– Os que têm comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue: múltiplos parceiros e usuários de drogas injetáveis.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter