Detran apresenta biometria para aulas práticas

Biometria auxilia na transparência no processo de habilitação (Foto: Cristina Souza/Detran)
Biometria auxilia na transparência no processo de habilitação (Foto: Cristina Souza/Detran)

O sistema de monitoramento biométrico para aulas práticas foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 18, no auditório da Biblioteca da Floresta, aos proprietários de autoescolas. Na ocasião, o Detran apontou os equipamentos que serão necessários para a implementação do sistema, além de esclarecimento de dúvidas por parte dos credenciados ao órgão de trânsito.

Por meio do controle de frequência, os alunos e instrutores de trânsito terão que registrar suas presenças nas aulas práticas. Esse controle é necessário para que, não somente o órgão de trânsito como também as autoescolas, tenham controle da efetivação das aulas práticas. A previsão para que o sistema passe a vigorar é 1 de dezembro deste ano.

Para a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, o procedimento ajuda na transparência do processo de habilitação. “Durante as aulas práticas é que os alunos vivenciam efetivamente o que é o trânsito e põem em prática o que aprenderam nas aulas teóricas. A frequência por biometria garante que eles realizem as aulas e recebam as noções necessárias para se tornarem bons condutores”, explica.

A biometria já é utilizada nas aulas teóricas, em todas as autoescolas da capital, desde outubro de 2012. O próximo passo, após a implantação do sistema nas aulas práticas, é a introdução de um sistema de telemetria por GPS, que consiste no monitoramento dos veículos de aprendizagem, sua localização exata e velocidade impressa nas vias públicas.