Detran anuncia concurso para aumentar efetivo em Cruzeiro do Sul

Governo do estado investiu mais de meio milhão de reais em fiscalização e sinalização em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)
Governo do estado investiu mais de meio milhão de reais em fiscalização e sinalização em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai dobrar o atendimento em Cruzeiro do Sul com contratação de pessoal e melhoria na estrutura física, segundo o diretor do órgão, Gemil Júnior, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 26.

Para isso, vai realizar concurso simplificado para contratação de mais 15 educadores de trânsito na primeira fase e outros 15 na segunda. Também haverá vagas para vistoriadores.

O número de agentes de trânsito vai aumentar em 50%, especialmente para ajudar na campanha Álcool Zero, e a base de fiscalização na Estrada do Aeroporto será revitalizada. “Por determinação do governador Tião Viana, a 1ª Ciretran vai oferecer atendimento diferenciado”, disse.

Nos últimos dias, o Detran fez a revitalização de todas as faixas de pedestres situadas em frente às escolas, tanto as estaduais, quanto as municipais e investiu em placas de sinalização. Dados do Departamento indicam que, nos últimos quatro anos, o governo do Estado investiu mais de meio milhão de reais em fiscalização e sinalização no município.

Parceria necessária

Gemil Júnior afirmou que, segundo o Código Brasileiro de Trânsito, a fiscalização do trânsito e sinalização de ruas é atribuição do município, mas até o momento o serviço não tem sido executado pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, por isso, o governo assumiu a atribuição.

Uma equipe de engenharia de tráfego percorreu a cidade e identificou várias ruas que precisam de sinalização e que espera a parceria da prefeitura para executá-la. No ano passado, o Detran indicou à prefeitura locais para a implantação de lombadas, mas até agora elas não foram feitas. “Não fosse o trabalho do Detran, a cidade não teria placas de sinalização para auxiliar o tráfego de pedestres e veículos”, constatou.