Detran alerta para os perigos de dirigir sob efeito de álcool

A Operação Álcool Zero atua para coibir a direção sob efeito de álcool (Foto: Andréia Nobre/Detran)
Operação Álcool Zero atua para coibir a direção sob efeito de álcool (Foto: Andréia Nobre/Detran)

Com as festas de fim de ano, a preocupação dos setores da segurança pública redobra com os riscos da mistura de álcool e direção. Nesse período, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta, e se potencializam as ocorrências de acidentes de trânsito.

“Não existem limites seguros de consumo de bebida na direção. O melhor é: se for beber, não dirija, sob nenhuma hipótese. As pessoas devem usar alternativas, como pegar carona, táxi ou transporte coletivo”, orienta a diretora de Operações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Shirley Torres.

No intuito de fiscalizar e promover a segurança no trânsito, neste período festivo, a Operação Álcool Zero, promovida pelo Detran em parceria com a Polícia Militar, estará todas as noites intensificando os trabalhos nas ruas da capital.

“Vale destacar que beber e dirigir é crime, e, ainda assim, muita gente se arrisca, colocando todos em perigo”, destaca o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Teles.

Uma questão a ser lembrada é que, mesmo para o pedestre, o risco com a ingestão de bebida é grande, pois, ao perder reflexos e a atenção, por causa do álcool, ele pode sofrer atropelamentos e causar acidentes.