ressocialização

Detentos fazem roçagem no entorno do Estádio Arena da Floresta

Uma parceria entre o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) e a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) tem possibilitado a roçagem e limpeza do entorno do Estádio Arena da Floresta, em Rio Branco. Com a mão de obra de 16 apenados, o trabalho se iniciou na quinta-feira, 24, e deverá ser concluído nesta sexta, 25.

O trabalho é feito com utilização de mão de obra de 16 apenados. Foto: Elenilson Oliveira

A demanda foi levantada pela equipe do Departamento de Manutenção e Serviços Gerais da SEE que, ao identificar a necessidade de revitalização do espaço externo do estádio, buscou estratégias para a realização do trabalho. Dessa forma, o acordo com o Iapen foi firmado por meio de termo de cooperação.

“Essa parceria tem se demonstrado bastante positiva e muito relevante na valorização dos espaços públicos, que pertencem a toda a comunidade acreana”, destaca o chefe do Departamento de Manutenção e Serviços Gerais da SEE, Marcos Maia.

Ele ressaltou que, além das escolas, a secretaria está empenhada em revitalizar as quadras poliesportivas e os ginásios de esportes, além do Arena da Floresta e Arena do Juruá, que fica em Cruzeiro do Sul.

Para o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, o trabalho demonstra a cooperação entre as equipes de governo, independente de área ou secretaria. “É a união de todos em prol da sociedade. O serviço público é voltado para o bem-estar da sociedade e essa parceria diz muito sobre isso”, afirma.

Cunha ainda frisou que, utilizando a mão de obra de apenados, o Iapen tem auxiliado as demais secretarias com serviços de limpeza, roçagem, pequenas manutenções e mudanças. “O trabalho é um forte braço no processo de ressocialização de presos. Ao mesmo tempo em que cumprem suas sentenças, prestam serviços à comunidade e ainda têm a oportunidade de remir parte da pena imposta pela justiça”, explica.