Detentos de Rio Branco participam de palestra sobre saúde mental

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) realizou nesta terça-feira, 10, e quarta-feira, 11, palestras voltadas à temática da saúde integral para os detentos da Unidade de Regime Fechado nº 2 de Rio Branco, conhecida como Antonio Amaro Alves. A atividade faz parte da programação alusiva ao Novembro Azul nos presídios do Acre.

Durante as palestras, os presos participaram de rodas de conversa e dinâmicas de grupo que buscaram a interação e o compartilhamento das experiências vividas no que diz respeito à saúde. Além disso, os detentos aprenderam técnicas de relaxamento, respiração e meditação.

Palestra faz parte da programação alusiva ao Novembro Azul nos presídios do Acre.  (Foto: Iapen/AC)

A psicóloga Lucynara Galo explicou que as palestras trabalharam a saúde a partir de quatro eixos: física, mental, espiritual e social. “Falamos um pouco de cada uma. A respeito da saúde mental, trabalhamos a ansiedade e a depressão, que são os sintomas que mais os acometem aqui. Muitos fazem uso de medicação, têm acompanhamento com o psiquiatra e atendimento psicológico”, disse.

No que diz respeito à saúde física, a profissional destacou o autocuidado e o desafio de buscar atendimento médico, uma vez que a busca por consultas é inferior entre a população masculina se comparada à população feminina. “Nós falamos da questão da alimentação e do sono. Falamos também sobre observar mais o próprio corpo e consultar os médicos sempre que necessário. Nós trabalhamos esse aspecto da conscientização”, relatou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter