Desfile das escolas de samba de Cruzeiro do Sul

Governo do Estado apóia o evento e promove campanha de solidariedade durante o carnaval

0030s0s504s54s.jpg

Reunião acerta últimos detalhes sobre a festa (Foto: Onofre Brito)

O desfile das escolas de samba já é tradição em Cruzeiro do Sul. Neste ano, com o ânimo demonstrado por seus dirigentes, a expectativa é de que será  o melhor de todos os tempos. Dessa vez o desfile vai acontecer na Avenida Mâncio Lima, a mais moderna e mais ampla da cidade, e as quatro escolas prometem colocar na avenida, cada uma, entre 300 e 500 foliões. O governo do Estado decidiu investir no desfile, destinando R$ 15 mil para cada escola preparar sua estrutura com fantasias, carros alegóricos e baterias.

Na noite de sábado, com início às 21 horas, duas escolas vão desfilar: a Bairro do Alumínio e a Império dos Nauas, do bairro João Alves. No sábado à noite ainda haverá apresentação do Grupo de Aerodança Tucumã. No domingo, também com início às 21 horas, desfilam a Escola Unidos do Morro da Glória e o Grêmio Recreativo Baixa Futebol e Samba.

Hoje, representantes das escolas reuniram-se com a representante do governo, Janete Ponce, para acertar os últimos detalhes. Nas duas noites, a avenida será interditada a partir do Posto Fórmula Um até o portal da Avenida São Paulo. O desfile vai acontecer no trecho compreendido entre o quiosque da Pizzaria Napolitana e o portal da Avenida São Paulo e, depois, do quiosque em direção ao centro, o espaço da concentração, o popular "esquenta". Ressalte-se que a Rua Tarauacá será toda interditada.

Segundo informação de Janete Ponce, o carnaval, por sugestão da primeira-dama Marlúcia Cândida, também será um momento de solidariedade. Aqueles que forem prestigiar o desfile das escolas estão convidados a doar agasalhos, que depois serão entregues a pessoas carentes em Cruzeiro do Sul. Segundo Janete, Marlúcia está sugerindo que todas as atividades que tenham concentração popular sejam acompanhadas de uma atividade solidária. A campanha pensada para o carnaval visa arrecadar agasalhos para o período em que o frio aparece, a partir dos meses de junho e julho, causando transtornos a quem não tem agasalhos para se proteger.

Temas e expectativas

O vice-presidente da escola Unidos do Morro da Glória, Cleilton Araújo, conta que a agremiação terá como enredo “Do Lixo ao Luxo: Uma Explosão de Sucesso”. Segundo explicou, o tema é atual, é um grande problema para a humanidade e não custa nada aproveitar o momento da festa popular para procurar conscientizar a população. Ele elogiou a postura do governo do Estado em apoiar o carnaval e disse que os recursos serão empregados entre os próprios trabalhadores cruzeirenses, como carpinteiros, costureiras e instrutores de baterias.

A escola de samba Bairro do Alumínio vai apresentar na avenida “O Mundo Mágico do Circo”, segundo informa seu representante Téo Braga. “Estamos fazendo tudo para brilhar, até porque a gente vem com um tema que é para botar alegria avenida, falando sobre circo, sobre palhaços, o que já  diz tudo. Alegria vai ter muita. Este ano vai ser melhor, vai ter mais espaço, mais recursos, um som bem melhor, isso influi, e essa ajuda do governo do Estado ajuda muito.”

O Grêmio Recreativo Baixa Futebol e Samba comemora dez anos de existência e vem com o tema: “Viajando na Memória: Dez Anos de História”. Segundo a presidente da escola, Aurinete Néri, o desfile deste ano será o melhor de todos. “Este ano vai ser um briho só na avenida. Quero convidar toda a população cruzeirense a abrilhantar esta festa, sempre ressaltando que não é um carnaval paralelo ao da prefeitura. Trata-se da apresentação das escolas de samba que foi transferida para a avenida por uma questão de conforto para quem for assistir e para os brincantes das escolas.”

A escola de samba Império dos Nauas, do bairro João Alves, apresenta o tema “Brasil de Crenças, Lendas e Culturas”. Sua presidente, Glória Magalhães, está preocupada com o tempo chuvoso, que tem causado problemas até para a ornamentação dos carros. “Convido os moradores do nosso bairro e dos bairros vizinhos e todos que quiserem para desfilar pela ‘Baixa’. Temos muitas fantasias à disposição”, conclama.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter