Nesta quinta-feira, 26, o desenhista industrial Bernardo Senna realizou uma palestra para alunos do curso técnico de Designer de Móveis, abordando as atividades, possibilidades profissionais e comerciais do designer. Bernardo Senna participou do projeto da Poli Design de Milão, que nesta semana forma a primeira turma do Acre.
Os participantes da palestra são alunos de escolas públicas de nível médio que estudam, concomitantemente, o curso técnico de Designer de Móveis do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, executado pelo governo do Estado do Acre em todos os municípios.
A Escola de Design é uma realização do governo do Estado que visa preparar profissionais para desenvolver o mercado e a produção de móveis com uma ideia original, agregando valor regional e de mercado às peças produzidas. A Escola é uma das unidades do Instituto Dom Moacyr (IDM), que se encontra sob a coordenação de Elisângela Rocha. Sua sede será construída na Cidade do Povo, num projeto audacioso de formação profissional especializada.
Lucas Viera, de 18 anos, aluno do curso disse: “o curso é muito bom, pretendo trabalhar como designer, tenho aprendido muito e me identificado com a área”.
Já Soraia de Oliveira, 16 anos, afirmou: “É uma ótima oportunidade que estou tendo, comecei o curso porque faço pintura em tela, e pretendo atuar como design de diferentes tipos de matérias-primas”.
“A clientela tem se mostrado cada dia mais exigente. Produtos esteticamente diferenciados têm atraído o mercado consumidor nacional e internacional. Ao produzir na Amazônia, devemos ser responsáveis por aproveitar a matéria-prima de maneira sustentável, agregando valor comercial. O governador Tião Viana tem buscado um quadro de excelência para a formação de novos profissionais,” afirma o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.