Desalojados pela enchente iniciam limpeza de imóveis

O Rio Acre registrou na manhã deste domingo, 8, quase dois metros de vazante, em relação a marca histórica registrada na quarta-feira, 4. A vazante possibilita que famílias entrem novamente em seu imóveis e verifiquem o que restou depois da invasão das águas.

Eudóssia mostra na parede a marca da água dentro do seu restaurante (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Eudóssia mostra na parede a marca da água dentro do seu restaurante (Foto: Luciano Pontes/Secom)

A felicidade de entrar nos imóveis se mistura com o desespero de encontrar tudo destruído. Sofá, guarda-roupa, mesas, armários. Tudo molhado, pouca coisa pode ser aproveitada. Passando pelas ruas atingidas é possível ver montanhas de entulhos jogados na frente das residências.

Os entulhos começam a ser recolhidos pela prefeitura, em parceria com o governo, que dará início nesta segunda-feira, 9, a “Operação pós-enchente”.

Cheia histórica

Eudóssia Miranda, 51, é proprietária de um restaurante no Bairro 15, há dois dias que ela trabalha na limpeza do imóvel. “Nunca imaginei que água chegasse até aqui”, diz a empresária mostrando a marca na parede.

“Na cheia de 2012 alagou muitas ruas do bairro, mas nunca chegou dentro do meu restaurante”, completa Eudóssia Miranda.

Aos poucos as famílias vão lavando suas casas, contabilizando os prejuízos e tentando retomar a vida. Dentro ou fora das casas atingidas pela água o cenário é praticamente o mesmo.

Recomeço

Prefeitura com apoio do Governo inicia operação de limpeza das vias públicas (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Prefeitura com apoio do Governo inicia operação de limpeza das vias públicas (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Rio Branco que teve mais de 50 bairros alagados também vai se organizando. As primeiras ruas que apresentaram vazantes estão sendo lavadas.

A prefeitura, em parceria com o Departamento Estadual de Estrada de Rodagem (Deracre), percorre os bairros juntando entulhos e desobstruindo bueiros.

Com o Rio Acre registrando 16,85 metros, na manhã deste domingo, 8, mais de dois metros acima da cota de transbordamento, muitos moradores seguem vigilantes, aguardando a hora de poder iniciar a limpeza de suas casas que ainda estão alagadas.

Alerta

Mesmo com as ações de limpeza em execução, a Defesa Civil estadual solicita que os moradores ainda não retornem para suas casas porque, de acordo com os meteorologistas, a previsão é que mais chuvas devem ocorrer na região, porém com um menor volume de água.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter