TRAFEGABILIDADE

Deracre recupera trechos do Ramal Extrema na zona rural de Rio Branco

O Governo do Estado do Acre, por intermédio do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), recuperou vários pontos do Ramal Extrema dos dias 17 a 21 de fevereiro. Na ação foram removidos dois grandes atoleiros que prejudicavam o tráfego de veículos e pedestres na região. Devido ao tempo de chuva, a obra foi emergencial e se deu para garantir o escoamento da produção.

Devido ao tempo de chuva, a obra foi emergencial e se deu para garantir o escoamento da produção Foto: Eudes Góes

De acordo com a presidente da Associação de Moradores, Francinete Silva, a intervenção governamental aconteceu na hora certa já que o ramal é uma via de acesso às comunidades que moram na região do Riozinho do Rola, alguns até com três horas de viagem rio acima. Eles dependem da pequena estrada de terra para levar a produção agrícola até a Transacreana e de lá até até o Centro de Abastecimento de Rio Branco – Ceasa.

Segundo a presidente da associação, “as condições do ramal estavam muito ruins para a gente se locomover até onde pega o ônibus, porque a Comunidade Água Preta é do outro lado do Rio. Os alunos do Água Preta vêm todos por aqui pelo Extrema. Eles vão à pé até o colégio, que fica na beira do asfalto”.

A presidente afirmou que vários moradores retiram seus produtos pelo Extrema e com o ramal trafegável eles poderão defender o sustento de suas famílias