Deputada Vanda Milani garante recursos para Rede Pública de Comunicação do Acre

A deputada federal Vanda Milani (SD) vai alocar recursos, por meio de emenda parlamentar, à Rede Pública de Comunicação do Acre. A garantia foi dada à secretária de Comunicação do Acre, Silvânia Pinheiro, em reunião nesta terça-feira,26, no gabinete da deputada, em Brasília. Silvânia Pinheiro entregou à deputada um relatório descrevendo como recebeu o sistema de comunicação e um diagnóstico sobre os pontos que precisam ser melhorados.

A secretária diz que “a Rede Pública de Comunicação acreana está obsoleta, com equipamentos defasados e precisando de uma revitalização urgente”. Atualmente o sistema está em funcionamento de forma precária. Para a revitalização das sedes e melhoramento da infraestrutura, compra de novos equipamentos, Silvânia Pinheiro estima que são necessários cerca de R$ 5 milhões.

Deputada federal Vanda Milani (Solidariedade) e secretária Silvânia Pinheiro em reunião na manhã desta terça, 26. (Foto: Domingos Sávio/Assessoria parlamentar)

O Sistema Público de Comunicação é composto por emissoras de TVs, FMs e AMs (Ondas Médias e Ondas Tropicais), além de uma página na internet, que correm risco de colapso e possibilidade de fechamento de algumas unidades.

De acordo com Silvânia Pinheiro, transmissores antigos impedem que as rádios tenham o alcance necessário. As unidades foram submetidas à vistoria tecnológica da Anatel (Agência Nacional de Comunicação) e os prédios alvo de inspeção do Corpo de Bombeiros para verificação da segurança.

Para a deputada Vanda Milani, a revitalização da Rede Pública de Comunicação vai possibilitar a abrangência de um maior número de pessoas que poderão acompanhar os acontecimentos do estado de forma geral. A secretária Silvânia Pinheiro agradeceu a disponibilidade de Vanda Milani, que demonstra a deferência pela Comunicação do Estado.

(Com texto de Domingos Sávio/Assessoria da parlamentar)