Renegociação de dívidas

Depasa segue com adesão ao Programa Parcelar até o próximo dia 10

Os consumidores dos serviços de distribuição de água e coleta de esgoto que possuem débitos com o Departamento Estadual de Saneamento e Pavimentação (Depasa) podem usufruir  de melhores condições para a quitação de suas dívidas até o dia 10 deste mês, por meio do Programa Parcelar.

Os débitos acumulados com data de vencimento até 31 de dezembro de 2017 podem ser renegociados em até 20 parcelas ou pagos à vista com descontos e abatimento de juros e multas.

Os interessados em negociar, seja pessoa física ou jurídica, devem formalizar a adesão ao programa, dirigindo-se ao guichê do Depasa na Central de Serviços Públicos (OCA), região central de Rio Branco. Os residentes nos demais municípios devem procurar a unidade da autarquia na referida cidade.

“A autarquia oferece as possibilidades para as negociações, pois o objetivo é sempre a adimplência dos consumidores. Antes de buscar o corte do fornecimento de água ou a negativação pelos débitos existentes, o diálogo com usuários é fundamental, por isso foi criado este programa, que está em vigência desde o ano passado e chega ao término na próxima semana, sem previsão de renovação”, relata o diretor-técnico do Depasa, Anderson Mariano.

O gestor informa que, segundo estimativa, 50% dos consumidores ainda possuem débitos com a autarquia. O custo mensal dos processos captação, tratamento e distribuição de água estão em torno de R$ 4 milhões, porém, o Depasa arrecada apenas a metade desse valor.

“Todo o dinheiro arrecadado é diretamente investido na manutenção e modernização da rede de água, e para a garantia da eficiência do sistema de abastecimento, a gestão estadual faz um aporte aproximadamente de R$ 2 milhões para efetivar a distribuição de água tratada nos 22 municípios do Estado”, destaca Mariano.