Depasa segue com ações emergenciais em Porto Acre

Os efeitos da estiagem continuam a impactar as cidades de Acrelândia, Brasileia, Rio Branco e Porto Acre, que ainda estão em situação de emergência referente ao sistema de abastecimento, mesmo com o início do período de chuvas.

Nesta semana, o reservatório de Porto Acre apresentou uma redução drástica no volume de água, causando dificuldades para o processo de captação.

“Houve uma queda repentina na lâmina de água do igarapé que fica próximo da Estação de Tratamento (ETA), localizada na Vila do V, porém, a chuva recuperou o seu nível, com isso, voltamos a captar e distribuir, sem maiores danos à população”, destaca o diretor-técnico do Depasa, Edvaldo Magalhães.

A cidade tinha passado um período de duas semanas sem chuvas, fato que contribuiu para a redução do igarapé. O gestor informa que o sistema de abastecimento sofreu uma alteração.

“Como forma de gerar um tempo para recuperação do volume do reservatório, os equipamentos da ETA estão operando em modos alternado. Assim garantimos a distribuição regular de água para a comunidade”, informa Magalhães.

O gestor ressalta que a instituição e a Defesa Civil Estadual recebem o apoio de carros-pipa, destinados pelo Ministério da Integração Nacional, para auxiliar o abastecimento na localidade.

“Solicitamos a compreensão e a colaboração dos moradores para que evitem o desperdício de água, pois os caminhões distribuem a água do reservatório. Então, utilizá-la de forma consciente é fundamental”, declara.