O programa Ruas do Povo é uma das maiores ações realizadas pelo governo na capital e no interior do Estado. Para a realização das obras, foi dada prioridade às empresas acreanas: em Rio Branco são 28 trabalhando em 44 bairros.
Raimundo Bessa é dono da empresa Bessa Serviços e Terraplanagem, responsável pela pavimentação de ruas na capital e em Sena Madureira. Hoje emprega diretamente 150 profissionais. Para ele, o que mais chama atenção no programa é a garantia de cidadania.
“Como empresário, fico feliz em poder gerar emprego e, como cidadão, sinto-me honrado em poder participar dessa ação que muda a vida dos cidadãos. Estou nos bairros acompanhado o serviço e vejo a alegria das pessoas com o nosso trabalho, elas fazem questão de abrir sua casa, levar um café para a equipe. Isso é uma conquista para todos nós, que lutamos para ver nosso Estado melhor. Eu vou fazer o que for possível para entregar dentro do prazo o que foi contratado”, disse Bessa.
Os donos das empresas participaram de uma reunião com o diretor-presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Gildo César Rocha, para definir as ações que serão executadas a partir de agora, com a intensificação das chuvas, que naturalmente trazem transtornos à população.
Até 2014 serão entregues, em Rio Branco, 2.028 ruas pavimentadas, com drenagem e saneamento, e nesse período de chuvas as empresas devem intensificar o trabalho para garantir a acessibilidade às pessoas, a limpeza das ruas, a execução de drenagem, esgoto e recuperação de serviços deteriorados.
Para ajudar nas ações, o Depasa reforçou a equipe do serviço social, que estará em todos os bairros onde estão sendo executadas obras. No total, são 40 colaboradores que irão acompanhar as obras e ouvir os moradores quando necessário.
“Nós não queremos apenas fazer obras, e sim estar junto com a comunidade, que é a principal beneficiada com a rua. Por isso mesmo estamos aqui, reunidos com os empresários, discutindo os problemas, trabalhando nas soluções, reforçando a equipe do social, para que a comunidade se sinta contemplada com nosso trabalho”, finalizou Gildo César.