Abastecimento

Depasa reforça abastecimento de água na Maternidade do Juruá

O governo do Estado do Acre por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) reforçou o abastecimento de água em Cruzeiro do Sul, com a perfuração de um poço na Maternidade e Hospital da Criança Irmã Maria Inete Della Senta.

O caminhão para perfuração de poço em Cruzeiro do Sul foi recuperado pelo governo do Estado, como principal medida para evitar os transtornos ocasionados pela falta d’água na maternidade do município.

Constantemente o Hospital da Mulher e da Criança do Juruá padecia com a suspensão e racionamento no abastecimento de água, gerando um caos devido ao intenso movimento diário, comum às maternidades e hospitais infantis.

A situação sensibilizou o governador Gladson Cameli, que também tem um olhar sensível para o equipamento móvel de perfuração de poço artesiano, por ter sido adquirido pelo seu tio Orleir Cameli, quando então governador do Estado.

O caminhão estava parado há mais de 20 anos por problemas mecânicos. Agora devidamente recuperado e após conclusão da primeira atividade na maternidade, a expectativa é que seja utilizado para instalação de poços artesianos em outros órgãos públicos penalizados com racionamento, como é o caso de algumas escolas e postos de saúde.

O caminhão estava parado há mais de 20 anos por problemas mecânicos e agora já está devidamente recuperado Foto: Cedida

O diretor do Departamento de Água e Saneamento (Depasa), Zenil Chaves, esclareceu que o investimento na reforma do caminhão perfurador foi implementado através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), na ordem de R$ 500 mil, atendendo determinação do governador Gladson Cameli.

“O governador demandou prioridade no projeto, para resolver o sério problema que atinge um segmento tão importante como a Maternidade e Hospital da Criança. Contamos também com a parceria do Detran com a doação do combustível. Esperamos solucionar de uma vez por todas esse problema”, acrescentou Zenil Chaves.