Depasa recomeça as obras do Ruas do Povo no bairro Santa Cecília

Calçamento, rede de água e esgoto já foram concluídas no bairro Santa Cecília (Foto: Assessoria Depasa)

Calçamento, rede de água e esgoto já foram concluídas no bairro Santa Cecília (Foto: Assessoria Depasa)

Os trabalhos haviam sido paralisados devido ao inverno e a problemas com a empresa responsável pelos serviços. Agora eles retornaram.

Os investimentos executados pelo governo do estado no bairro Santa Cecília não se resumem a pavimentação. Segundo o coordenador do Programa Ruas do Povo em Rio Branco, Marcos Venício Holanda, foi necessário realizar primeiramente uma drenagem.

“A rede de água já está pronta, agora estamos construindo o reservatório de água e a Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE,” afirmou.

O novo reservatório de água terá capacidade para 30 mil litros de água (Foto: Assessoria Depasa)

O novo reservatório de água terá capacidade para 30 mil litros de água (Foto: Assessoria Depasa)

O presidente da Associação de Moradores do Santa Cecília, João Pereira do Nascimento, conta que as obras começaram em abril de 2012e  já era pra ter terminado.

“A gente tinha asfalto na principal (Rua Maciel), mas não tinha rede de água e esgoto. Ela já tá pronta. O que a gente quer agora é o asfalto,” declara o presidente.

Marcos Venício ressalta ainda que a empresa responsável pela obra, além de realizar os serviços de saneamento e pavimentação, vai recuperar todo o asfalto que foi removido para a instalação das tubulações de água e esgoto.

O bairro Santa Cecília, situado na BR-364 sentido Rio Branco – Porto Velho (RO), possui apenas um reservatório de água com capacidade para 15 mil litros de água. O novo que está sendo implantado pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) comporta 30 mil litros.

A dona de casa Edileuza Maria Monteiro mora há 13 anos no bairro Santa Cecília e aprova o trabalho que está sendo realizado.

“Em vista do que era 90% já melhorou. Até para as nossas crianças que agora vão pela calçada até o colégio e eu fico despreocupada.” Disse a moradora

Quem mora há mais de quarenta anos no bairro conhece a antiga realidade. Dona Dorivalina Ferreira Cardozo, de 90 anos, sabe descrever bem.

 A dona de casa Edileuza Monteiro e o filho João Gabriel de 9 anos (Foto: Assessoria Depasa)

A dona de casa Edileuza Monteiro e o filho João Gabriel de 9 anos (Foto: Assessoria Depasa)

“Quando eu cheguei aqui era tudo barro. Já melhorou, mas se asfaltar vai ficar bom,” comenta Dorivalina.

Na comunidade vivem cerca de 700 famílias. 50% delas têm dificuldades de locomoção ou são cadeirantes devido a sequelas deixadas pela hanseníase. Algumas das 20 ruas em obras no bairro já  foram concluídas.

O investimento total no bairro é de cerca de 6,4 milhões de reais. “A previsão para concluir essa obra é  outubro deste ano,” disse o coordenador do Programa Ruas do Povo em Rio Branco, Marcos Venício Holanda.

Galeria de imagens 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter