serviço

Depasa realiza manutenção preventiva no sistema de abastecimento de água de Rio Branco

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), realizou nesta semana nova manutenção no sistema de abastecimento de água de Rio Branco.

As manutenções periódicas têm como objetivo evitar paradas forçadas por quebra de equipamentos, que causam maiores prejuízos ao abastecimento e transtornos aos usuários. “A operação foi planejada há cerca de um mês. Tudo aconteceu conforme o planejado, de maneira orquestrada para causar o mínimo de transtorno possível”, lembra o diretor presidente em exercício do Depasa, Enoque Pereira.

O trabalho começou com a limpeza da lagoa da estação de captação da capital. Durante a operação, mais de 3 mil metros cúbicos de lama foram retirados da lagoa.

Retirada de vazamentos do tanque das ETA´s Foto: Assessoria Depasa

Com a parada do sistema, foi possível retirar antigos vazamentos do Tanque de Alívio (TAL,) que transporta água entre as ETA´s 1 e 2. O reparo foi feito com estruturas de concreto que, a partir de agora, vão  evitar desperdício de água no sistema.

O reservatório central (CR Palheiral) recebeu quatro válvulas de retenção. O equipamento, evita que a água retorne após encher o reservatório, o que permite  maior economia de energia.

Na ETA 2, a missão das equipes foi a limpeza geral dos decantadores, floculadores e filtros que compõem o sistema da estação de tratamento de água.

O serviço contemplou ainda todo o sistema elétrico. Na estação de captação, dois transformadores foram substituídos, um de 750 e outro de 500 KWA.  Todos os quadros de comando de bombas também receberam manutenção.

A operação foi concluída por volta das 20h de quinta-feira, 20, quando então o abastecimento de água foi reiniciado.