Depasa realiza ação de prevenção ao câncer

“Um toque pela vida”, esse foi o tema da roda de conversa que reuniu servidoras e colaboradoras do Depasa no auditório da Biblioteca Pública, nesta terça-feira, 6. A atividade integra a programação referente ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama e do colo do útero. No âmbito da gestão estadual, ações de enfrentamento e prevenção são intensificadas. O objetivo é sensibilizar para a importância dos exames preventivos e diagnóstico precoce para o sucesso de um tratamento.

Coordenada pela Divisão Social do Depasa, a atividade teve o apoio da Gerência de Assistência do Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon). A ação levou às participantes informações e dicas sobre como realizar o autoexame e prevenir o câncer. Tudo conforme os protocolos e normas de segurança recomendadas no período de pandemia.

A chefe da Divisão Social do Depasa Laura Leite lembrou a importância do cuidado com a saúde física e mental das mulheres que hoje correspondem a uma porcentagem significativa do efetivo de trabalhadores da gestão.  “É um momento especial, de compartilhar”, destacou ao reconhecer a importância da informação para evitar que o medo seja fator de dificuldade para que as mulheres busquem atendimento médico. “A prevenção sempre será a melhor saída, por isso precisamos estar com os exames em dia”.

‘Um toque pela vida’:Roda de conversa alerta para importância da prevenção ao câncer de mama Foto: Assessoria Depasa

Convidada para o encontro, a enfermeira do Hospital de Amor Garrida Oliveira falou sobre a importância do diagnóstico precoce. “Eu não fazia os exames porque tinha medo do que poderia encontrar pela frente. Mas foi percebendo que havia algo errado que vi que tinha que buscar tratamento”.

A importância do exame

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais vitima mulheres no Brasil. O diagnóstico precoce garante tratamento adequado e aumenta a chance de cura.

No Acre, o Centro de Controle Oncológico (Cecon) é a unidade de referência na realização de mamografias. Devido a pandemia, as ações foram adaptadas. Nesse mês de outubro, as principais atividades serão orientações e palestras.  As mamografias, que estavam suspensas, voltaram a ser realizadas por meio de agendamento.

“Mas, tão importante quanto fazer o exame, é retornar para buscar o resultado”, alerta a gerente do Cecon Carina Souza. “Para quem tem o resultado alterado o Cecon faz a busca ativa, mas quem não tem nenhuma alteração, o exame é arquivado”, informa Carina.

Para os profissionais de saúde do Cecon, Outubro Rosa é todo dia. A mamografia é disponibilizada durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde. “Para as mulheres que trabalham fornecemos a declaração e buscamos adaptar o atendimento para que a mulher não deixe de fazer o exame”, enfatiza a gerente do Cecon.

Prioridade

A roda de conversa sobre prevenção ao câncer organizada pelo Depasa nesta terça contou com presença do diretor de administrativo-financeiro do Depasa, Mamed Arudá, naquele momento, também representando o diretor-presidente, Luiz Felipe Aragão.

“O Depasa tem como linha de prioridade a saúde dos funcionários. O público feminino merece toda a atenção necessária, principalmente no que se refere à realização desses exames preventivos”, disse Mamed Arudá ao agradecer a iniciativa de toda equipe da Divisão o Social e Recursos Humanos do Depasa,  e a disponibilidade do Cecon em colaborar com a ação.

“Foi uma palestra enriquecedora, o setor de Recursos Humanos e Assistência Social, trabalharão em sintonia, para que esses exames sejam feitos periódica e regularmente, como forma de prevenção, e de assegurar a saúde das colaboradoras do Depasa”, concluiu Arudá.

A programação continua nesta quarta-feira, com mais uma roda de conversa para o segundo grupo de trabalhadoras da sede do Depasa em Rio Branco.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter