Em Xapuri, moradores recebem água diariamente e sem intermitência. As duas estações de Tratamento de Água (ETA) do município produzem por dia mais de três milhões de litros de água, o suficiente para manter toda a cidade abastecida.
“A maioria das pessoas aqui não possui caixa d’água. Sempre que abrir a torneira, vai ter água”, destaca David Bussons, diretor do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa).
“Não tem coisa melhor para uma dona de casa do que ter água o tempo todo na sua torneira”, conta a moradora Vilma Farias.
Abastecimento garantido
No inicio deste ano, com a maior enchente já registrada no estado, Xapuri teve uma das suas ETAs alagadas, deixando a cidade com sérios problemas de abastecimento. Caminhões-pipas foram contratados para levar água até as residências.
Na tentativa de evitar uma nova inundação, o Depasa constrói canais de drenagem no entorno da estação. “Com essa obra, acreditamos evitar que a ETA seja novamente alagada e a cidade volte a sofrer com a falta de água caso nova alagação ocorra”, comentou Bussons.