Com ribeirinhos e navegadores

Depasa e prefeitura promovem ações de educação ambiental em Marechal Thaumaturgo

Uma das características marcantes da Amazônia está contida em seus rios e a importância deles no cotidiano dos ribeirinhos. Como exemplo, o acesso para chegar a algumas das cidades e comunidades, numa hidrovia em que navegam diversas embarcações com  pessoas, mercadorias e até insumos para construção de obras.

No entanto, algo anda pela “contramão” no fluxo das correntezas dos mananciais: o acúmulo de lixo doméstico e demais materiais sobre suas águas. Copos, garrafas, e demais materiais compostos de plástico, ou qualquer outra origem, podem ser facilmente detectados.

Nesse sentido, uma parceria entre o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e a prefeitura de Marechal Thaumaturgo, por meio de Secretaria de Meio Ambiente do município, promove um trabalho itinerante de educação ambiental com navegadores e ribeirinhos.

Técnicos do Depasa dialogam com ribeirinhos e navegadores sobre o descarte correto do lixo (Foto: Cedida)

O objetivo desta ação é evitar o descarte de lixos nos mananciais, além de divulgar diversas medidas de conservação ambiental. “A iniciativa surgiu da preocupação com o grande volume de lixo jogados nos rios e suas margens, aumentando o índice de poluição da água e até mesmo atrapalhando na navegação”, destaca a assistente social do Depasa, Jorciany Gonçalves.

Informações sobre o modo correto de armazenar o lixo, como descartar baterias e pilhas, horário das coletas nas encostas dos portos, entre outras orientações, são compartilhadas e transmitidas. “Esperamos que os hábitos da comunidade se modifiquem, assim, possamos formar  agentes protetores dos rios e do consequentemente do meio ambiente”, comenta Gonçalves.

Os trabalhos seguem de modo intercalado em toda a cidade de Marechal Thaumaturgo, com outras frentes de educação, articulados pela gestão municipal e com a parceria da autarquia estadual.