Depasa e Bombeiros atuam em intervenção da rede de água em Xapuri

Além dos procedimentos normais de captação e distribuição, o sistema de abastecimento de água necessita de constante monitoramento em suas estruturas e maquinários para garantir o pleno funcionamento de todas as redes.

Mesmo com esse cronograma de trabalho, algum problema pode ser detectado e exigir intervenções técnicas, como se verificou no último fim de semana, em Xapuri, onde uma adutora de 150 milímetros que atende 550 ligações na comunidade da Sibéria apresentou grande ruptura.

O ponto de vazamento estava submerso pelas águas do Rio Acre, numa profundidade média de sete metros. Com esse grau de dificuldade, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) solicitou o apoio técnico do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC).

“Como o volume de água para a comunidade estava insuficiente, fizemos uma vistoria minuciosa na rede e observamos que houve um rompimento. Por se tratar de algo que necessitaria de mergulho, o comando do CBMAC enviou quatro bombeiros para encontrarem o ponto exato do vazamento”, relata o gerente do Depasa em Xapuri, Tião Nunes.

Técnicos atuaram na reparação da adutora que foi erguida do leito do rio para uma balsa de apoio (Foto: Cedida)

Após várias horas de mergulho, o local do rompimento foi identificado e para concluir com êxito a intervenção foram utilizadas uma balsa do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Deracre) e uma retroescavadeira da prefeitura de Xapuri, tendo sido possível erguer a adutora e os técnicos do Depasa efetuarem os devidos reparos.

“Fique registrado o agradecimento ao Corpo de Bombeiros, que não mediu esforços para nos ajudar até solucionarmos o problema, provocado possivelmente por balseiros, devido à elevação do nível do rio. Agradeço também as demais instituições pela cessão dos maquinários”, destaca Tião Nunes.

O tenente Ildemberg Souza foi um dos mergulhadores que atuou nessa intervenção. Ele comenta sobre as dificuldades enfrentadas. “Com o rio subindo, fortes correntezas e águas turvas, foi exigida bastante habilidade da nossa equipe, que esteve de prontidão e auxiliou essa ação emergencial.”

A distribuição de água para o bairro Sibéria foi gradativamente restabelecida e nesta terça-feira, 9, os agentes do Depasa farão manutenções e limpeza no reservatório da cidade a fim de melhorar o fluxo de abastecimento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter