Depasa apresenta processo de tratamento da água e ações educativas em saneamento

O processo de tratamento da água e educação em saneamento foram os principais temas abordados pelo Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) na Mostra Viver Ciência, realizada dias 30 e 31, no Parque de Exposições, durante a Semana de Ciência e Tecnologia.  A miniestação de tratamento foi o recurso utilizado para demonstrar aos visitantes como ocorre o processo de tratamento e distribuição da água potável.

Projetada pela equipe do Depasa e montada com apoio de professores e alunos do curso de Engenharia Ambiental da Unimeta, a maquete permite visualizar com detalhe como ocorre todo o processo, desde a chegada da água na estação até chegar a casa das pessoas. A estratégia agradou visitantes do evento.

Estudante do 1º ano do ensino médio na escola Padre Carlos Casavecchia, Vitória Belarmino nunca havia visitado uma estação de tratamento. “Não sabia que era um processo tão complexo. Agora tenho uma noção de como é para que a água chegue à nossa casa. Sabendo assim como é todo o processo, todo o cuidado que existe pra levar água tratada, a gente aprende a valorizar”,  disse a estudante.

 

Miniestação permite visualizar como ocorre o processo de tratamento da água Foto Assessoria/Depasa

De acordo com o diretor presidente do Depasa, Zenil Chaves: “Com a demonstração feita por nossa equipe pedagógica,  os alunos têm oportunidade de conhecer com detalhe todo o processo feito para o tratamento da água, todo custo e trabalho para levar água potável às suas residências. Para nós, é um avanço poder falar disso para tantas crianças,  tantos jovens, para que eles  possam valorizar cada dia mais a água, que é algo de suma importância na vida de todos nós, cidadãos”.

Para a  chefe do Núcleo Sócio Pedagógico do Depasa, Alexandra Lopes, o resultado do evento superou a expectativa. “ Só no segundo dia, pelo menos 50 escolas visitaram o evento e passaram pelo estande do Depasa, interessados, buscando informações, querendo saber como é o processo para levar água às suas casas, e não só alunos e professores da rede pública e particular, mas a comunidade em geral, todos saíram daqui com um  conhecimento que não tinham. A abrangência foi muito maior do que esperávamos. Foi muito positivo”, avaliou

Ações educativas

O planejamento e a execução das ações educativas do Depasa são responsabilidade do Núcleo Sócio Pedagógico criado no início da gestão do governo Gladson Cameli. Do ponto de vista da gestão da concessionária dos serviços de abastecimento de água e saneamento do Acre é uma ação inovadora.

As atividades iniciaram com o lançamento da campanha de combate ao desperdício, lançada em 22 de março, Dia Mundial da Água, em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageac). Após o lançamento, a campanha Desperdício é a Gota D’água foi levada à Expoacre 2019 e, depois, começou a ser ampliada para os municípios. No interior, as primeiras ações contemplaram as regiões do Juruá e Purus.

Ações educativas estão entre as prioridades do governo Gladson Cameli Foto: Assessoria/Depsasa

A campanha de combate ao desperdício foi o primeiro passo para a consolidação do Programa de Educação em Saneamento e Meio Ambiente (Proesa), ainda mais amplo, que contempla uma série de ações educativas com o objetivo de sensibilizar para a importância de valorização do recursos naturais e conservação do ambiente.

“Por meio do Proesa, além do combate ao desperdício, desenvolvemos ações que objetivam sensibilizar sobre o cuidado com o ambiente, a importância de dar correta destinação ao lixo, não deixar entrar sujeira na rede de esgoto, por exemplo”, informa Alexandra Lopes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter