Deixar de sentir dor é desejo de pacientes do mutirão de cirurgias

“Eu já me levantei, tomei banho e me maquiei. Não sinto mais dor”, conta paciente depois de cirurgia (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
“Eu já me levantei, tomei banho e me maquiei. Não sinto mais dor”, conta paciente depois de cirurgia (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

“É impossível descrever o que eu sentia, mesmo tomando todos os medicamentos, a dor não passava. Tive depressão por causa da minha condição”, explicou Antônia da Silva Frota, 43, que se submeteu a uma cirurgia de quadril nesta segunda-feira, 11. O procedimento faz parte do mutirão de cirurgias realizado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Rio de Janeiro (Into/RJ), de 11 a 16 de maio, no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco.

Antônia adquiriu o trauma no lado esquerdo do quadril depois de um acidente doméstico que a deixou sem conseguir andar. “O alívio veio quando eu soube que ia fazer a cirurgia aqui mesmo, perto da minha família, no meu estado. O médico disse que a minha cirurgia foi uma das melhores e me liberou para andar. Eu já me levantei, tomei banho e me maquiei. Sinto-me uma nova mulher”, comemorou a paciente, na manhã desta terça-feira, 12.

Ao todo, 32 pacientes serão beneficiados. Para a indígena Raimunda Avelino, 51, de Pauini, no Amazonas, submeter-se à cirurgia mais perto de casa vai lhe proporcionar uma recuperação mais rápida. “Eu faço tratamento para artrose e artrite. Já fiz a cirurgia do lado direito e agora será do lado esquerdo. Acredito que depois disso vou deixar de sentir as dores e voltar a fazer tudo o que fazia”, disse.

TFD

Segundo Ediná Monteiro, assessora técnica dos mutirões de cirurgia da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), a importância dos mutirões para os pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é poder se submeter ao procedimento cirúrgico no estado em que moram, perto de seus familiares. Para a Sesacre, a medida atualiza a lista de pacientes que estão com o laudo de TFD e diminui a demanda pela cirurgia.

Artroplastia

Artroplastia de Quadril é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo substituir a articulação natural, doente ou fraturada, por uma articulação artificial constituída por materiais não orgânicos chamados implantes protéticos.  O procedimento é importante para que se alcance bons resultados, restaurando a vida do paciente, sem dor e com movimento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter