Defesa Civil prepara plano de contingência para possível cheia

2012_janeiro_thumbnails_thumb_rio_acre_foto_sergio_vale_1-300x159
Rio Acre está abaixo do nível de transbordamento, que é de 13,50 metros. (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A época de cheia dos rios se inicia nos primeiros meses do ano. Conforme prevê o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), haverá muitas chuvas na região amazônica a partir de janeiro. Por isso, as defesas civis Municipal e Estadual já trabalham em planos de contingência para possíveis transbordamentos que poderão ocorrer nos municípios e na capital.

Na manhã desta terça-feira, 30, o Rio Acre atingiu a marca de 7,20 metros, o que é bem abaixo do nível de transbordamento, que é de 13,50 metros. Segundo o coronel Carlos Gundim, esta é a média normal para o mês de dezembro.

“O volume de chuvas no mês de dezembro foi abaixo da média prevista. Ainda assim, as defesas civis do município e estado trabalham em um plano de contingência prevendo uma possível nova cheia em 2015. É importante ressaltar que estamos preparados”, explica Gundim.

Apesar da previsão das possíveis cheias, muitas famílias que antes moravam em áreas de risco, onde a água chegava quando o rio atingia a cota de 14,90 metros, já não vivem mais no lugar. “Cerca de 90% das famílias que viviam nestas áreas foram transferidas para a Cidade do Povo. Portanto, mesmo com a possível cheia a partir do mês de fevereiro, teremos um nível muito menor de desabrigados do que ano passado”, confirma o coronel.