Defesa Civil apresenta plataforma nacional de alerta de desastres ao público da Expoacre Juruá

Com foco na prevenção de desastres e na segurança da população, a Defesa Civil Estadual realizou uma ação de orientação e conscientização durante a abertura da Expoacre Juruá, nesta terça-feira, 1º, em Cruzeiro do Sul. Uma equipe do órgão promoveu a divulgação da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para que mais pessoas recebam alertas de desastres e possam adotar medidas de autoproteção.

Equipe técnica da Defesa Civil Estadual promoveu a divulgação da ferramenta. Foto: Jean Lopes/Defesa Civil

Por meio de ação de panfletagem, em conversas diretas com o público, os agentes da Defesa Civil explicaram o funcionamento da plataforma, que será implantada na Região Norte e tem como objetivo garantir que informações referentes a riscos cheguem de forma rápida e acessível à população. A Idap permite o envio de alertas por SMS, WhatsApp e outros canais de comunicação, ampliando o alcance das mensagens emergenciais.

A ferramenta já está disponível para todos os estados brasileiros e conta com cerca de 1.200 agentes certificados para operá-la. Ao integrar diversos meios digitais, a Idap fortalece a atuação das defesas civis estaduais e municipais, oferecendo um sistema centralizado para cadastro e disseminação de alertas sobre diferentes tipos de desastres naturais ou provocados.

Centenas de pessoas foram abordadas. Foto: Jean Lopes/Defesa Civil

“A presença da Defesa Civil na feira reforça o compromisso do governo com a preparação da população para situações de risco, aproximando a informação de quem mais precisa dela”, destacou o coordenador da Defesa Civil, coronel Carlos Batista.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

plugins premium WordPress